Substitutos naturais do açúcar

Saiba como substituir o açúcar por adoçantes naturais em sua dieta

A alimentação nunca esteve tão em pauta como nos últimos anos. Seja graças ao boom de blogs sobre um estilo de vida mais saudável, ou seja graças aos avanços em pesquisas que ajudam os médicos a entender o aparecimento e o avanço de doenças. Muitas dessas doenças estão ligadas diretamente à um estilo de vida sedentário aliado com os hábitos alimentares ricos em excessos.

E um desses hábitos alimentares excessivos é o açúcar. Mascarado de todas as formas possíveis nos alimentos industriais, o açúcar está presente até mesmo em alimentos salgados. Graças a esse mascaramento, estima-se que cada brasileiro consuma cerca de 70kg de açúcar por ano. É muito, considerando que há menos de três séculos atrás essa estimação era de apenas 3kg.

Para ratificar as desconfianças acerca o açúcar na alimentação, na metade desse mês, foi divulgado uma pesquisa realizada por uma dentista americana que mostra como a indústria açucareira influenciou pesquisas científicas a fim de apresentar o açúcar como não nocivo para a saúde. De acordo com a pesquisa da dentista, a indústria açucareira pagava aos pesquisadores para ressaltarem os malefícios do colesterol e das gorduras, minimizando o máximo possível os dados sobre o produto que eles forneciam. Você pode ler sobre a pesquisa com maiores informações clicando aqui.

Riscos à saúde que o açúcar traz

Existem diversos riscos que o açúcar em excesso pode trazer para a nossa saúde, sendo que a obesidade e a diabetes são as doenças mais comuns. Além de serem comuns, cada uma traz consigo diversos outros riscos à saúde.

Porém, alguns adoçantes (em sua maioria os adoçantes artificiais) também já não estão tão liberados para o consumo como antigamente. Já existem pesquisas que mostram alguns efeitos negativos oriundos do consumo em excesso de alguns adoçantes.

Pensando em como consumir o açúcar da forma mais natural e saudável possível, abaixo confira algumas opções para substitui-lo em sua dieta.

Estévia

Adoçante natural e queridinho de qualquer nutricionista, é excelente para quem tem diabetes. A estévia é natural, é extraída da folha de uma planta, a Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni. Muito parecida com o açúcar refinado, a estévia quando extraída vira um pó branco sem calorias e com um poder de adoçar até 300 vezes mais que o açúcar refinado.

Xilitol

O xilitol é um álcool obtido da glicose e da frutose, e faz muito bem à saúde, prevenindo cáries, sinusites e infecções de ouvido, além de também ser um excelente adoçante para quem tem diabetes tipo I ou II, pois não depende da insulina para ser metabolizado por nosso corpo.

Agave

Oriunda da família de plantas Agave sp, o agave ou mel de agave é mais doce que o açúcar refinado e pode ser um bom substituto do mesmo, além de conter ações benéficas para o nosso organismo, porém não deve ser utilizada por diabéticos por ter muita frutose.

Açúcar de coco

Também conhecido como nira, é muito utilizado na Indonésia. O açúcar de como é extraído da seiva das folhas do coqueiro. Rico em sacarose, pobre em glicose e frutose, e pode substituir o açúcar refinado em preparações (como bolos, por exemplo). O uso do açúcar de coco por diabéticos deve ser indicado por um médico, mas geralmente ele não é recomendado para quem tem diabetes.

Não se esqueça que antes de fazer qualquer mudança em sua dieta ou estilo de vida, o ideal é se consultar com um profissional da área da saúde!

Reforce na prevenção

Reforce também na prevenção! A Wesco possui uma ampla gama de produtos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes. De dispensers para álcool gel à aromatizadores de ambiente, a Wesco possui um produto ideal para você e sua empresa, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: G1; eCycle.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?