Como incentivar soluções sustentáveis em seu condomínio | Wesco

Como incentivar soluções sustentáveis em seu condomínio

Confira dicas de como incentivar a implementação de soluções sustentáveis em seu condomínio!

Aqui no blog da Wesco falamos muito sobre a sustentabilidade, mostrando maneiras de como você pode ser sustentável e apresentando soluções utilizadas por algumas cidades e empresas a fim de serem mais sustentáveis. E hoje mostraremos a você algumas dicas de como você pode divulgar a sustentabilidade no seu condomínio.

Sabemos que nem todo mundo é adepto às soluções sustentáveis, e sabemos que algumas vezes a única razão de alguém seguir uma solução sustentável é porque esse alguém foi convencido por outro alguém ou por “motivos de força maior”. E também sabemos que o assunto pode ser considerado “chato” por muitos, mas é graças à insistência do assunto que tantas outras pessoas estão praticando hábitos positivos para o planeta.

Se você já pratica alguma solução sustentável e gostaria de difundir esse hábito em seu condomínio, ou se você acha que será através do incentivo à um grande número de pessoas que você conseguirá adquirir hábitos positivos para o planeta, então confira abaixo algumas dicas de como incentivar a sustentabilidade no seu condomínio.

Faça da sustentabilidade um dos tópicos de discussão da reunião de condomínio

Se você for um condômino e gostaria de iniciar um projeto de sustentabilidade em seu condomínio, vale a pena conversar com o sindico sobre essa sua vontade, dessa forma, na próxima reunião de condomínio haverá um momento dedicado para isso onde você ou o sindico irão apresentar o projeto e juntos decidir o que fazer primeiro.

Esse primeiro encontro pode ser uma apresentação de um projeto, pode ser sobre algumas dicas de sustentabilidade, ou qualquer coisa que plante a semente da sustentabilidade em todos, a fim de que na próxima reunião o assunto continue sendo discutido e que mais soluções sejam postas em práticas.

Faça um mural com dicas e outras informações úteis sobre a sustentabilidade

Se o seu condomínio não possui um mural de avisos, peça permissão para o sindico para fazer um, e nele você pode separar uma área para deixar dicas de sustentabilidade, listas “verdes” com informações úteis, como por exemplo, locais de eco pontos, e o que mais você achar pertinente sobre o assunto, inclusive o incentivo de outros moradores para fazer o mesmo.

Se o seu condomínio esse mural de avisos já existir, peça permissão para reservar um espaço para que você possa fazer isso. Se você achar melhor, você pode distribuir essas informações durante uma reunião de condomínio.

Estabeleça prioridades

Muitas soluções sustentáveis ainda ajudam a economizar dinheiro, então que tal hierarquizar algumas soluções sustentáveis a fim de gerar uma economia ao condomínio? Como por exemplo, instalar cisternas para captar água da chuva, instalação de torneiras temporárias, instalação de lâmpadas com sensor, instalação de placas solares a fim de economizar energia e/ou aquecer água, diminuir a frequência da lavagem de calçada, e etc., as opções são inúmeras.

Incentive sempre!

O incentivo de hábitos sustentáveis é a chave. Além das dicas anteriores, você também pode incentivar as crianças (e porque não os adultos também?) a serem sustentáveis, oferecendo atividades no condomínio que envolvam alguma prática sustentável, como por exemplo, a implantação de jardins com plantas frutíferas, aulas práticas de compostagem, como separar o lixo, etc.

Para os cães, Acacabou evita transtornos

Caminhar com seu melhor amigo nos arredores e dentro de seu condomínio também faz bem, tanto para a sua saúde como para a saúde do seu amigo! Porém, na falta de saquinhos de coleta de fezes, ou a falta de consciência de alguns donos, é comum reclamações e até brigas por causa de sujeira no espaço de vivência entre moradores.

Uma solução prática é instalar um dispenser que possibilita a retirada de saquinhos um a um. Ele pode ficar fixado nos locais por onde as pessoas circulam ao passear com seus cães. É o fim do transtorno. Saiba mais aqui.

Com informações de: Condomínios Verdes; Planeta Sustentável.

× Como posso te ajudar?