Saiba o que é um diastema

Conheça uma imperfeição que muitos acham um charme

Vários famosos tem um diastema, vários já disseram que não pretendem se desfazer disso e alguns já foram criticados por terem se livrado dele. Quem são esses famoso? Bom, Madonna é uma delas, Anna Paquin é outra. Lara Stone e Georgia May Jagger fazem dele a sua marca registrada.

Todo mundo já viu alguém com um diastema, isso porque é algo muito comum principalmente em crianças quando perdem seus dentes de leite. Ainda não está me entendendo? Explico.

O que é um diastema?

Nada mais é que um espaço extra entre dois (ou mais) dentes. É mais comum ver um diastema nos dois dentes frontais da arcada superior. É frequente em crianças quando perdem os dentes de leite, mas geralmente com o nascimento dos dentes permanentes, esse espaço é preenchido.

O diastema pode sim causar alguns problemas para a saúde bucal, porém ele é tratado mais como um problema estético, cabendo ao portador do espaço extra escolher se gostaria de fechar ou não o espaço.

O que pode causar um diastema?

As principais causas são a queda dos dentes de leite, anomalia do freio labial (o tecido que vai do lábio à gengiva), falta de algum dente ou a diferença de tamanho dos dentes. O uso em excesso de mamadeiras e de chupetas podem causar o diastema.

Qual é o tratamento para o diastema?

Após determinar a causa mais provável do diastema, um tratamento pode ser indicado pelo dentista. Dentre as opções estão:

  • Manter o diastema;
  • Fechar o diastema com o uso de um tratamento ortodôntico que movimente os dentes até fechar por completo;
  • Utilizar próteses de porcelana a fim de preencher o(s) espaço(s) extra(s);
  • Utilizar próteses fixas ou realizar a substituição dos dentes por implantes (opção de tratamento apenas para adultos).

Caso o seu diastema seja causado devido à um problema no freio labial, você pode se consultar com periodontista e analisar a possibilidade de realizar uma cirurgia, a fim de reposicionar o freio labial.

Fechar ou não? Ele pode voltar?

Como normalmente o diastema é tratado como um problema estético, cabe ao portador do espaço extra decidir se ele quer fechar ou não.

Deve-se ter em mente que dentre os problemas para a saúde bucal causados pelo diastema estão a maior retenção de alimentos e outros resíduos entre os dentes, fazendo com que o uso do fio dental seja ainda mais indicado para que doenças gengivais não apareçam. Além disso, o diastema pode causar comprometimento da fala ou causar uma Disfunção Temporomadibular.

Portanto, se o diastema te causa algum desconforto, é melhor você consultar um dentista e com ele discutir a melhor opção para você.

Quanto à possibilidade dele voltar, sim, há uma possibilidade, mas somente se você não seguir as recomendações do seu dentista após o tipo de tratamento escolhido para fecha-lo. Mas se você seguir corretamente as recomendações, as chances dele voltar são baixíssimas.

Visite seu dentista periodicamente e eduque-se!

Por isso que a visita periódica com seu dentista é tão importante. Somente ele pode avaliar o estado de sua saúde bucal, e somente ele pode te ajudar a prevenir doenças. Escove os dentes diariamente e utilize sempre o fio dental.

A Wesco possui diversas opções de dispensers para a sua empresa ou consultório. Entre eles, a linha de inovações, onde a Wesco traz dispensers voltados para a saúde bucal, como dispenser para fio-dental e para enxaguante bucal. Conheça a nossa linha de dispensers clicando aqui

Com informações de: Vix; Saúde Terra; Colgate.

× Como posso te ajudar?