Dicas para exercitar a sustentabilidade nas cidades grandes | Wesco

Dicas para exercitar a sustentabilidade nas cidades grandes

É possível exercitar a sustentabilidade mesmo morando em grandes metrópoles

Viver em grandes cidades tem lá seus lados positivos, como, por exemplo, sempre há alguma coisa para fazer ou algum novo lugar para se descobrir. Porém, as chances de nos estressarmos são maiores, já que há transito sobrecarregado todo santo dia, muito cinza espalhado pela cidade e pouco contato com a natureza.

Há quem ame esse dia-a-dia de cidade grande – ou que ao menos não se sinta desconexo –, mas há também quem se sinta, eventualmente, desconexo, e que na primeira oportunidade que vê, vai de encontro com a natureza para ver se encontra aquilo que sente falta. E uma vez satisfeito com o tempo gasto “recarregando” suas baterias, volta para casa pronto para recomeçar a rotina.

Porém, existem algumas pequenas atitudes que nós podemos realizar em nossa casa (ou apartamento) e que nos ajudam a desestressar e a entrar em contato com a natureza. Além disso, essas pequenas atitudes ajudam a implementar o hábito da sustentabilidade. Confira:

Plantar alguma coisa

Você não precisa ter um pátio para ter uma mini horta em sua casa ou apartamento. E se o espaço disponível não permite uma mini horta, comece ainda menor, com vasos ou floreiras.

Você pode plantar lindas flores, ou começar com temperos, ervas, ou até mesmo, começar com chás. O simples contato com a terra já ajuda a relaxar.

Economizar, reduzir o consumo e reciclar

Principalmente se for água, economize, reduza o seu consumo, e reutilize sempre que for possível. Sabemos que muitos estados do nosso país passam por secas históricas, portanto o assunto de economizar água nunca foi tão popular. Diminuir o tempo no banho, coletar água da chuva, reutilizar a água da máquina de lavar, são algumas das dicas mais dadas.

Além da água, também é possível economizar e reduzir o consumo de luz. Aproveitar mais a luz natural, implementar medidas mais modernas e que diminuem o consumo são algumas dicas que, ao longo prazo, valem a pena.

Resista ao consumismo

As grandes cidades são centros de grandes peças publicitária, que tentam alcançar o máximo de pessoas possíveis a comprarem determinado produto. Não que seja ruim você gastar o seu suado dinheiro com algo que vá te fazer feliz, a ideia aqui é fazer você pensar “eu preciso mesmo deste produto? Será que eu realmente serei feliz com ele?”. Conforme for a sua resposta para essas perguntas, você poderá ter poupado uma quantidade legal de dinheiro e terá resistido bravamente ao consumismo que nos rodeia.

O mesmo pode ser aplicado quando você vai ao supermercado. Evitar a compra de produtos que não fazem parte da sua lista de compras vai te ajudar a poupar dinheiro e a evitar que você desperdice comida.

Evite plásticos

Minha intenção não é fazer com que você só compre produtos embalados em papel ou em vidro, não, longe disso! Embalagens plásticas são quase impossíveis de se evitar, levando em consideração a quantidade produzida de determinado produto e o custo que é utilizar o plástico, em relação a outros materiais.

A minha intenção com evite plásticos é fazer você perceber a quantidade de plástico que você utiliza/consome por dia. Se você for na padaria, por exemplo, ao invés de pegar o pão num saquinho plástico, peça por um saco de papel, e quando for embora, leve suas compras em uma sacola retornável/reutilizável.

Além disso, para que comprar alimentos/produtos embalados excessivamente? Provavelmente esse excesso de embalagem vai encarecer o produto fazendo com que você pague a mais, e com que você desperdice dinheiro e polua mais ainda.

Opte por produtos locais

Às vezes é complicado encontrar um produto local próximo de onde você mora, mas acredite, uma vez que provar e constatar que (1) é mais barato e (2) a qualidade é igual ou superior, a troca valerá a pena. E além disso, você estará incentivando os produtores de sua cidade e fazendo com a economia local circule.

A Wesco também oferece sustentabilidade

E a Wesco é uma das mais competentes em oferecer soluções práticas para escolas, condomínios e empresas que seguem um compromisso com o meio ambiente e a necessária sustentabilidade. Veja mais informações no site: wesco.com.br

Com informações de: Ciclo Vivo.

× Como posso te ajudar?