A crescente importância da mídia social para dentistas

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas tem um telefone celular, ou um tablets, ou ambos, além de um computador pessoal (desktop ou laptop). Com o advento das redes sociais, notadamente Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, YouTube, Instagram e outras, pesquisas demonstram que as pessoas gastam a maioria do tempo em que usam o computador pessoal ou um dispositivo móvel nas redes sociais.

Estudos realizados com pequenas e médias empresas e consumidores mostraram que as principais razões pelas quais os profissionais liberais alavancam a sua estratégia de marketing são:

  • Grande visibilidade para um enorme grupo de pessoas
  • Conexão personalizada com potenciais clientes
  • Imagem pessoal aprimorada e autopromoção

Os dentistas que ainda não acordaram para ver o poder da mídia social precisam perceber que ela não é apenas uma ferramenta para construir relacionamentos, mas também para desenvolver os seus negócios.

Outra pesquisa revelou que:

  • Mais da metade das pequenas e médias empresas pesquisadas e profissionais liberais relataram terem conquistado novos clientes através das redes sociais, principalmente do Facebook.
  • 64% dos usuários do Twitter e 51% dos do Facebook têm maior probabilidade de comprar produtos ou serviços de empresas e profissionais que eles seguem na mídia social.
  • Estes resultados podem ser conseguidos sem gastar muito na mídia social. Aproximadamente 60% das pequenas empresas gastam menos que 300 reais, e 74% delas não têm um funcionário próprio para conduzir as suas campanhas na mídia social.

A importância de um bom website

A maioria dos profissionais liberais não tem boa visibilidade nas buscas orgânicas realizadas nas máquinas de busca, como o Google. As máquinas de busca estão usando as atividades na mídia social como uma das fontes mais confiáveis de evidência para determinar o valor de um website para os leitores online.

Por exemplo, quando alguém compartilha conteúdo útil sobre o seu website no Facebook ou no Twitter, isto é uma deixa que ajuda as máquinas de busca a determinar o valor e a relevância do seu website. Cada link ou menção do seu website nas redes sociais são vistos pelas máquinas de busca como um endosso do seu conteúdo. Logo, a classificação da sua página melhora à medida que os seus fãs “votam” no seu website nas redes sociais.

A gerência da sua reputação online

O que os fãs postam nas redes sociais é impossível de controlar. Todavia, é importante saber o que está acontecendo, para evitar “acidentes de percurso”. Às vezes pode aparecer na Internet, que é um meio livre, um mal entendido, ou mesmo uma notícia mal intencionada. Embora seja impossível evitar que isto eventualmente aconteça, é importante saber que aconteceu e tomar medidas para corrigir informações eventualmente distorcidas ou que não correspondem à realidade. Como diz o ditado, “quem cala consente”.

Assim sendo é importante saber o que está acontecendo na mídia social em relação à sua empresa e à sua reputação profissional, para poder gerenciar bem das duas.

A eMarketer, uma renomada empresa de pesquisa na Internet, diz que 65% de todos os usuários da Internet que estão entre as idades de 18 e 24 anos, consultam informação, comentários e opiniões disponíveis nas redes sociais antes de comprar um produto ou serviço. Quando um profissional liberal investe tempo e esforço para construir uma grande presença na mídia social, os resultados podem ser espantosos!

E não esqueça que os compartilhamentos de conteúdo online crescem de maneira exponencial.

O cacife profissional

Lembre-se que as redes sociais envolvem nas apenas os seus fãs, como também os seus colegas. Isto aumenta a conectividade no meio profissional e pode gerar, além de potenciais parceiros, importantes conexões com profissionais de outras áreas afins.

Por sua vez, estas atividades podem incluir organizadores de eventos e influenciadores (líderes de opinião). Uma atividade de networking pode gerar oportunidades para fazer apresentações em importantes eventos, e expandir o relacionamento além das fronteiras do seu próprio país.

Você gostou deste post? Você é um profissional liberal? Como você cuida a sua reputação na mídia social? Você tem alguma sugestão que gostaria de compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
Dentistry IQ

× Como posso te ajudar?