7 maneiras cientificamente comprovadas de obter sucesso na vida

Se olharmos para a escala de motivação de Maslow, verificamos que, para atingir o topo da pirâmide, precisamos antes preencher as necessidades básicas que estão na base desta pirâmide.

Em outras palavras, você não poderá atingir o seu ápice se não tiver comida e dinheiro em quantidades suficientes para ficar bem alimentado e para pagar as contas. Além disso, você também precisa ter amor e autoestima para se sentir bem, em relação ao seu valor como ser humano.

Portanto, o que você precisa fazer para chegar cada vez mais perto do topo da pirâmide? Os resultados de diversos estudos ajudam a esclarecer 7 maneiras de ter mais sucesso na sua vida.

1. Aumente a sua confiança agindo

Muitos estudos nesta área já mostraram que agir aumenta a confiança e, à medida que a confiança cresce, através de trabalho duto, acertos e até de erros, vem o sucesso. Em outras palavras, não tenha medo de errar; errar faz parte do jogo e errando se aprende.

2. Melhore as suas habilidades sociais

Estudos sobre este tema têm mostrado que, no mundo atual, não basta ser competente tecnicamente. Você trabalha com pessoas e, cada vez mais, as habilidades sociais são importantes. Portanto, para ter sucesso hoje em dia, você precisa ser tecnicamente competente e ser capaz da fazer bons relacionamentos pessoais.

3. Aprenda a retardar a autogratificação

Grandes líderes em diversas áreas da atividade humana, tais como atletas, músicos, artistas, presidentes de empresas e outros mostraram que eles são capazes de fazer coisas que os demais não fazem. Por exemplo, escolher um tópico em relação ao qual eles se comprometam a melhorar todo dia; às vezes, podem ser coisas aparentemente pequenas como lavar o seu prato após uma refeição, comer uma fruta (ao invés de um doce) para ter uma dieta mais saudável, sempre de forma consistente. Alguns estudos mostraram que essas pessoas têm melhores habilidades pessoais, têm melhor desempenho nos estudos, lidam melhor com o estresse e são menos susceptíveis aos vícios comuns.

4. Trate os objetivos de longo prazo com paixão e perseverança

Estudos psicológicos feitos com crianças e adultos mostraram que os que têm maior sucesso na vida veem os seus objetivos como uma maratona e não como uma rápida corrida de velocidade. Isto significa nunca perder de vista o objetivo, não desistir, não ceder a uma tentação momentânea ou a uma alternativa mais fácil.

5. Adote uma mentalidade de crescimento

De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Stanford, as pessoas que têm uma mentalidade fixa creem que coisas como caráter, inteligência e criatividade são atributos imutáveis, enquanto que as que têm uma mentalidade voltada para o crescimento veem os erros e as falhas como uma oportunidade para crescer e, portanto, aceitam desafios, perseveram na vigência de revezes, aprendem com as críticas recebidas e alcançam melhor desempenho. Isto não quer dizer que qualquer pessoa possa se tornar um Einstein, mas o verdadeiro potencial de cada um de nós é desconhecido e é impossível prever o que pode ser conseguido através de anos de paixão, trabalho duro e treinamento. Só fazendo para saber até onde dá para chegar!

6. Seja sincero e autêntico

Acredita-se que a autenticidade é a principal característica de liderança, no sentido que os melhores líderes são os que são abertos, acreditam em si próprios e tomam decisões baseadas nos seus valores pessoais. Todavia, é bom não esquecer que somos todos seres que estão em progresso e que, para liderar, precisamos não apenas desta qualidade como também de competência técnica, que, juntas, nos dão credibilidade. É verdadeira a afirmação “Ninguém engana todos por muito tempo”.

7. Invista em relacionamentos

Uma pesquisa realizada com alunos da Universidade de Harvard durante décadas confirmou o que já sabíamos, isto é, que o amor é a chave da felicidade. Mesmo que alguém ganhe pilhas de dinheiro e tenha boa saúde, essa pessoa nunca será verdadeiramente feliz sem bons relacionamentos amorosos. Por isso, para sermos bem sucedidos e felizes nós precisamos de amor e de descobrir uma maneira de enfrentar a vida que não afaste o amor.

Você gostou deste post? Você tem boas habilidades sociais? E como está o seu lado amoroso? Você é feliz? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
inc.com

× Como posso te ajudar?