Satisfação do funcionário pode evitar demissões e seus gastos

Satisfação do funcionário pode evitar demissões e seus gastos

Como um bom recrutamento e um ambiente de trabalho saudável são importantes

Comentamos anteriormente no texto Saúde bucal dos funcionários: mais que uma questão financeira que investir no bem-estar de uma equipe é fundamental para manter o trabalhador engajado e disposto a compartilhar o seu conhecimento e energia no cotidiano de uma empresa. Mas não se trata apenas de oferecer um ambiente organizado e limpo, mostrar uma preocupação real com a saúde do colaborador é essencial para ganhar a sua confiança. Saiba mais a seguir.

Ponto cada vez mais sensível na realidade de inúmeras empresas, a satisfação do funcionário se reflete em uma produção mais dinâmica e de qualidade. Isso ocorre porque as pessoas satisfeitas são mais produtivas e contribuem positivamente para o alcance dos resultados.

Outra questão também retratada no texto é que funcionários satisfeitos e saudáveis tendem a permanecer por mais tempo na empresa. A taxa de turnover costuma ser reduzida gradativamente. Afinal, quem não gosta de aliar prazer com o trabalho? E o prazer é refletido na segurança, no cuidado e no respeito.

Funcionário x Insatisfação

A situação oposta à satisfação ou prazer de trabalhar se reflete em casos mais sérios como demissão. E, como muitos empresários já sabem, as altas taxas de pedidos de demissão geram um impacto significativo no aspecto financeiro de uma empresa. Não é a toa que, hoje em dia, existem consultorias especializadas em ajudar nesse processo de recrutamento.

Para Luis Felipe de Oliveira, Recrutador de Talentos na K2 Partnering, essa consultoria é importante, pois filtra os profissionais e as oportunidades visando atingir um nível de excelência e porcentagem de aderência para que ambos fiquem satisfeitos.

“No processo de recrutamento é possível identificar as primeiras falhas que, geralmente, em uma contratação sem a mínima análise seriam percebidas depois de meses. O descuidado acaba ocasionando em um desligamento e incômodo com profissional ou gestores insatisfeitos”, analisa o especialista em entrevista para o Blog da Wesco.

Para Luis, um bom processo de recrutamento é uma chance pra saber quais são as oportunidades ideais para profissionais e como eles podem crescer em uma empresa. Da mesma forma, se consegue extrair para as empresas informações sobre os melhores funcionários disponíveis e que se encaixam no perfil dela.

Demissão gera custo

O recrutador de talentos afirma que quando a empresa perde um empregado, isso é extremamente negativo financeiramente. “Todo tipo de contratação, principalmente via CLT, o empresário precisa pagar taxas pelo cadastro do pessoal e no rendimento do salário. Ele tem um custo que eleva os salários. Isso sem falar dos gastos do treinamento e que levam tempo. Por isso, não é interessante para a empresa ter um gasto de energia e de dinheiro se daqui dois ou três meses o funcionário se desligar”.

Luis pondera que esse tipo de transtorno é ainda pior se a justificativa for porque a empresa não supriu com as suas expectativas, pois isso poderia ser evitado. “É necessário que esse funcionário se identifique com a missão, o ambiente e com os valores da empresa”.

Segundo o profissional, bons processos de seleção visam observar não apenas aspectos técnicos, mas também o perfil comportamental dos funcionários. “Dependendo da empresa, cada área pede por um perfil. Dependendo do setor de trabalho, os diversos perfis podem ou não se encaixar. Acertando o perfil do funcionário ou da empresa, é possível diminuir o turnover, identifica Luis.

Enxaguante bucal: por que disponibilizar na sua empresa?

Como relatou o especialista, contratar alguém leva tempo para adaptação, aprendizado, gera gastos, além de ser um novo risco, caso o perfil do trabalhador recém-contratado também não agradar. Por isso, manter um colaborador é muito mais seguro e eficiente do que ir atrás de um novo.

Dessa forma, investir (sem medo) em ferramentas que possam refletir em uma melhor satisfação dos colaboradores é fundamental para a saúde tanto deles quanto do empreendimento.

Para Wesley Garcia Gomes, Diretor Comercial da Wesco, empresa especialista em oferecer ferramentas de higiene e bem-estar, o que faz os colaboradores ficarem satisfeitos a ponto de saírem propagando palavras positivas de onde trabalham é exatamente o fato de se sentirem o mais em casa possível.

“Isso é possível oferecendo a eles todas as facilidades que encontram ou que gostariam de encontrar em sua casa, como frutas frescas, café quente, um banheiro sempre limpo e com sistemas que ofereçam facilidades e bem-estar, como enxaguante bucal e fio dental, por exemplo”, explica Wesley.

Apesar de não ser item obrigatório para uma escovação da boca, oferecer em ambientes corporativos, escritórios e afins, o enxaguante bucal pode ser excelente para aumentar a satisfação e saúde dos funcionários.

Wesley salienta que disponibilizar sistemas de higiene bucal é uma ação comprovada com enorme adesão por parte dos colaboradores à aquisição do hábito de utilizar fio dental e enxaguante bucal. “Hábitos esses que a maioria não possui antes de a empresa disponibilizar e incentivar. Isso ocorre por um conjunto de motivos, entre eles a curiosidade inicial ao se deparar com estes sistemas e o fato de ver os colegas utilizando e passar a utilizar”.

Além de dispensers de toalhas de papel e sabonete líquido (para a higiene das mãos), oferecer enxaguante bucal e fio dental é ideal e prático para apoiar a higiene da boca após o almoço e antes de reuniões.

Soluções Wesco

Com a Wesco, com certeza a sua empresa estará com os produtos certos na hora da higiene dos seus funcionários. Conheça alguns dos produtos:

TORK DISPENSER DE TOALHA INTERFOLHADA

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em qualquer toalete. O sistema de toalha TORK é bem adequado para toaletes de restaurantes, escritórios e onde o cuidado extra e higiene são importantes, pois possui um exclusivo sistema de berço elevado que COMPROVADAMENTE reduz em até 33% o consumo de papel.

DISPENSER PARA FIO DENTAL

O dispenser de Fio Dental é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes: onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

KIT DE ENXAGUANTE BUCAL LISTERINE

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Com informações: Gaucha ZH, CRO-SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo)