Saiba reconhecer a sensibilidade dental | Wesco

Saiba reconhecer a sensibilidade dental

Conheça os sintomas, as causas e o tratamento para a sensibilidade dental

Por acaso você já sentiu algum tipo de dor ou desconforto enquanto bebia um simples copo de água gelada ou enquanto bebia seu café matinal? Se a sua resposta foi sim, saiba que essa dor ou desconforto pode ser o caso de sensibilidade dental. Cerca de 57% da população brasileira sofre com a sensibilidade dental, mas não se preocupe, pois existe tratamento e ela pode ser curada, basta conversar com o seu dentista.

O que é a sensibilidade dental?

A sensibilidade dental é uma dor, e às vezes é um forte desconforto, causada pela exposição dos tubos dentinários. Essa sensibilidade pode acontecer quando os esmaltes de nossos dentes se desgastam, ou quando retiramos uma restauração, fazendo com que a dentina fique exposta.

Porém, a causa mais comum da sensibilidade dental em adultos é causada por causa da retração gengival, que faz com que a raiz do dente fique exposta. Por causa disso, milhares de canalículos que vão até o centro do dente ficam expostos e ao receber o impacto de algo quente e/ou frio causam essa dor ou forte desconforto.

Embora a sensibilidade dental seja algo muito comum na população brasileira e embora existam no mercado bons cremes dentais que ajudam no tratamento, o ideal é você procurar a ajuda de um profissional, pois apenas ele poderá te indicar o melhor tratamento, e até mesmo curar a sua sensibilidade dental.

Quais os sintomas e as causas da sensibilidade dental?

Os sintomas da sensibilidade dental são simples: se você sente dor ou desconforto nos seus dentes após beber ou comer algo quente e/ou frio ou algo muito ácido, você possui sensibilidade dental. Alguns tipos de pressão (como mastigar) também causam dor e/ou desconforto.

Agora, as causas podem ser algumas:

  • Desgaste do esmalte, independente do causador desse desgaste;
  • Erosão dentária, tanto por causa de doenças como por causa de alimentos;
  • Retração gengival, expondo as raízes dos dentes.

Como prevenir a sensibilidade dental?

O seu dentista poderá te dizer melhor a melhor forma de prevenção da sensibilidade dental para o seu caso, mas saiba que escovar os dentes de forma adequada mais de uma vez ao dia e com um creme dental que não seja altamente abrasivo ajuda a prevenir.

Além disso, utilizar sempre o fio dental e ter uma dieta com poucos alimentos e bebidas ácidas também ajudam a prevenir o aparecimento de sensibilidade dental.

Qual o tratamento da sensibilidade dental?

Apenas o seu dentista poderá te receitar a melhor fórmula de creme dental específico para a sensibilidade dental para o seu caso. Além disso, existem alguns tratamentos, que podem ser aplicados nos dentes que possuem o intuito de adicionar uma proteção extra, como por exemplo, a aplicação de vernizes fluoretados.

Para consultórios e empresas é importante educar

Nada como oferecer para o paciente em consultórios ou para funcionários e clientes de empresas e escritórios, a opção de uma limpeza bucal completa em banheiros. Pensando nisso, a Wesco inovou e trouxe ao mercado diversas opções de dispenser para fio dental, enxaguante bucal, entre outros. Veja mais aqui.

Com informações de: Colgate