Produtividade em risco: situações que mais prejudicam o trabalho

Produtividade em risco: situações que mais prejudicam o trabalho

Uma simples ida ao banheiro pode ser desafio para alguns funcionários no trabalho

Enquanto você clicou para ler esse texto, provavelmente tem uma mensagem de algum contato sendo preparada no Whatsapp. Seu celular manda uma notificação e sua primeira atitude é abrir o app para ler o conteúdo. Convenhamos, dependendo do que estiver escrito ali, é bem capaz desse texto ser fechado e cair no limbo do esquecimento.

Existem atitudes cotidianas, pequenos hábitos e circunstâncias, que atrapalham o serviço geral no escritório. Sejam desde conversas no ambiente do trabalho, uso de redes sociais e até a utilização do banheiro. Nosso blog desvenda algumas situações negativas e oferece soluções para algumas questões.

Um estudo divulgado pela Exame, realizado pelo CareerBuilder, um dos mais visitados sites de emprego nos Estados Unidos, mostrou alguns hábitos que impactam diretamente na produtividade das pessoas no ambiente profissional. São eles:

  • WhatsApp ou SMS: 52% dos recrutadores apontaram que enviar mensagens no celular é uma das atitudes mais perigosas para a produtividade;
  • Navegar na internet: 44% dos empregadores afirmaram que navegar pela internet sem objetivo é uma das atitudes que mais atrasam o trabalho de seus funcionários;
  • Fofocar: “Fulana fez isso, sicrano fez aquilo”… A fofoca foi apontada por 37% dos recrutadores como a atitude que retalha a atenção profissional em suas tarefas;
  • Redes sociais: “Não curti… As redes sociais foram indicadas por 36% dos recrutadores;
  • E-mails: Para 31% dos entrevistados, o tempo perdido respondendo ou lendo e-mails é um vilão da produtividade;
  • Conversar com colegas do trabalho: 27% dos recrutadores foram incisivos em identificar que a “passadinha” de algum colega de trabalho pela mesa do funcionário já é o suficiente para desconcentrá-lo de suas tarefas;
  • Fazer reuniões: Para 26% das empresas, até as reuniões podem aniquilar a produtividade no trabalho;
  • Pausas para fumar ou lanchar: A pausa para tomar um lanche ou fumar é uma das atitudes que mais matam a produtividade do funcionário, segundo 27% dos recrutadores;
  • Colegas de trabalho barulhentos: 17% dos recrutadores disseram que o barulho e as conversas altas entre colegas de trabalho atrapalham a produtividade;
  • Sentar em um espaço muito pequeno: Já para 10% dos recrutadores, sentar-se em um cubículo no escritório pode ser pior para a produtividade.

Cada país, uma insatisfação diferente

Quando se fala em questões que afetam a produtividade, globalmente, de acordo com estudos, fica perceptível que em cada país as situações mais incômodas no ambiente profissional, divergem.

Porém, no geral, os fatores possuem semelhanças básicas. A questão predominante, por exemplo, é quando as pessoas que não se responsabilizam por suas atitudes e decisões. O segundo fator é a reclamação em excesso e áreas comuns sujas. Além disso, foram citadas reuniões muito longas ou tardias e profissionais que não respondem os e-mails.

Nos Estados Unidos, o problema mais comum apontado por profissionais é quando alguém “furta” a sua comida na geladeira da empresa. Enquanto isso, na Alemanha, os profissionais ficam muito incomodados com a sujeira encontrada em eletrodomésticos de uso coletivo no escritório, como aparelho de micro-ondas e refrigerador.

Na Índia, os colaboradores odeiam ouvir os constantes toques de telefones celulares dos colegas, já os japoneses são os que mais detestam ser motivo de piada dentro da empresa.

No Brasil, as queixas sobre o que atrapalha o desempenho e estressa os profissionais é a infraestrutura — mais especificamente a falta dela — do local de trabalho.

Ida ao banheiro: desafio para muitos

Ir ao banheiro: desafio para alguns funcionários.

Banheiro: desafio para alguns funcionários.

Para alguns funcionários uma ida ao banheiro pode ser um desafio. Isso porque, dependendo das organizações, muitos banheiros possuem uma infraestrutura precária ou próximas ao ambiente de trabalho. Odores podem identificar quem acabou de usar o sanitário, refletindo uma falta de privacidade e causando constrangimentos.

Além disso, as divisões denunciam a posição das pessoas, amplia barulhos e ruídos, além de não conter os cheiros. É muito comum que as pessoas assumam a dificuldade de usar banheiros em ambientes públicos ou corporativos por esses motivos.

“A necessidade de se usar o banheiro apenas em casa, faz com que funcionários fiquem totalmente desconcentrados e contando os minutos para ir embora. É, para alguns, o desespero de chegar em casa para se livrar do incomodo. Ou seja, produtividade zero!”, analisa Wesley Garcia Gomes, Diretor Comercial da Wesco, empresa especializada em oferecer ferramentas de higiene e bem-estar.

Bem-estar é essencial para produtividade

Seja no ambiente de trabalho ou na vida particular, a qualidade de vida de um profissional permite uma rotina mais saudável, com menos doenças, menos estresse e mais disposição para suas atividades. Isso se reflete nos lucros da empresa.

Uma empresa que promove ações voltadas para o bem-estar, incentivando a prática de esportes, a busca pela cultura e lazer, a escolha por uma alimentação saudável, entre outras, torna-se um local que o profissional terá prazer em trabalhar, vislumbrando um propósito que vai além do salário oferecido.

Soluções Wesco

Com a Wesco, com certeza a sua empresa estará com os produtos certos na hora da higiene dos seus funcionários. Conheça alguns dos produtos:

Bloqueador de odores sanitários FreeCô

freeco_home

FreeCô

FreeCô é o primeiro produto do Brasil que bloqueia o mau cheiro do nº2 que sai do vaso sanitário. Com FreeCô o empregado se sentirá mais tranquilo ao usar o banheiro da empresa, sem nenhum constrangimento. Faça a sua cotação aqui.

Dispenser para fio dental

O dispenser de Fio Dental é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes: onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros. Conheça essa inovação aqui!

Kit de enxaguante bucal Listerine

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint. Saiba mais sobre essa inovação aqui!

Coletor de Absorvente

Produzido no formato de luva, em polietileno de alta densidade (PEAD 1° uso), evita o contato direto na hora de trocar de absorvente e simplifica o seu descarte, contribuindo para a não contaminação do ambiente onde está sendo descartado. Veja aqui mais informações.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Com informações: Exame, Catho