Prevenindo o presenteísmo e o estresse no trabalho

Prevenindo o presenteísmo e o estresse no trabalho

Pesquisa da Simplyhealth e do Chartered Institute of Personnel and Development (CIPD), realizada no Reino Unido, mostra que o “presenteísmo” está em ascensão. Estudos realizados em 2015 mostraram que, nos 12 meses anteriores, um terço das empresas relatou um aumento de funcionários trabalhando quando estão doentes, e isso tem alguns efeitos negativos bastante claros sobre o bem-estar dos trabalhadores.

As organizações que notaram um aumento no presenteísmo têm quase duas vezes mais probabilidade de relatar um aumento nas ausências relacionadas ao estresse e mais de duas vezes mais probabilidade de relatar um aumento nos problemas de saúde mental entre seus funcionários também.

A maior incerteza na economia é em relação aos empregos nos últimos anos, juntamente com um ambiente de trabalho cada vez mais “sempre ativo” e a pressão para desempenhar, são fatores que impulsionam essa tendência. Muitas das empresas e funcionários citam a insegurança no trabalho como uma razão para o aumento do presenteísmo, com os funcionários temendo que um mercado de trabalho competitivo e o crescimento da automação os tornem mais substituíveis.

Mas líderes e gerentes dão o tom e têm a responsabilidade não apenas de sua organização, mas também do bem-estar de seus funcionários. O aumento do presenteísmo leva ao aumento da prevalência de estresse, e há uma abundância de evidências, como a pesquisa sobre os benefícios globais de 2014 da Towers Watson, que mostra claramente que o estresse no trabalho leva a funcionários menos produtivos.

Mais da metade das organizações admitem não combater o problema. Isso porque elas acreditam que promover o bem-estar dos funcionários a longo prazo possa custar o sucesso de curto prazo de uma organização, mas também pode ser uma falta de consciência do crescimento de uma cultura corporativa que aceita ou até incentiva presenteísmo.

Para ter o melhor desempenho, as pessoas precisam estar bem fisicamente e mentalmente. Se as empresas querem funcionários engajados e motivados, os funcionários precisam sentir que sua organização, seus gerentes e chefes estão apoiando-os e não pressionando-os a trabalhar quando não estão em condições adequadas.

presenteísmo

A transformação cultural precisa ser de cima para baixo. Os funcionários não se sentirão habilitados a tirar folga quando estiverem doentes, se o comportamento de seu gerente for contrário a isso.

Para mudar essa cultura é preciso uma transformação de cima para baixo. Os funcionários não se sentirão habilitados a tirar folga quando estiverem doentes, se o comportamento de seu gerente for contrário a isso. A segunda ação que as empresas podem tomar é construir uma cultura que enfatize a vida saudável.

A saúde deve ser promovida no local de trabalho, com pessoas que tenham a oportunidade de aprender mais sobre sua própria saúde, de se exercitar e comer bem dentro e fora do local de trabalho.

A saúde mental e particularmente a compreensão do estresse é igualmente importante e talvez seja ainda mais desafiadora. Muito mais precisa ser feito para educar os gerentes sobre como mostrar compreensão e fazer as perguntas certas, e como e onde encontrar o suporte certo.

Líderes nesse campo, como a Google, criaram boa saúde mental em sua cultura oferecendo aulas de atenção plena à equipe, enquanto muitos grandes empregadores, como KPMG e Deloitte, lançaram a Aliança de Saúde Mental da Cidade, trabalhando com instituições de caridade para acabar com o estigma associado aos problemas de saúde mental.

A mensagem para os negócios é clara: uma força de trabalho que está bem, funciona bem. Precisamos que nossos líderes - no local de trabalho e além - assumam a responsabilidade por sua própria saúde e bem-estar primeiro, para dar o exemplo certo.

Incentive metas de bem-estar no local de trabalho

Pode parecer idealista para sua equipe abraçar iniciativas de bem-estar e se tornar mais produtivo, mais saudável e mais feliz. Afinal, se eles não se envolverem com o seu programa de bem-estar, seu dinheiro será desperdiçado. Especialistas notaram que a maioria das iniciativas fracassam, isso porque as empresas não têm um plano de ação. Algumas ideias podem contribuir para promover o bem-estar na sua organização:

Crie um ambiente produtivo - as pessoas trabalham melhor em um espaço projetado para promover a produtividade e minimizar as distrações. Evite fadiga e dores de cabeça com boa iluminação, estimule a função cerebral com cores inspiradoras e incentive os funcionários a passear com imagens da natureza.

Incentive o equilíbrio - há muitas razões pelas quais um dia de trabalho equilibrado contribui para um dia de trabalho mais produtivo. Incentive sua equipe a realizar uma tarefa por vez em vez de ser multitarefa. Pesquisas mostram que quando as pessoas estão constantemente captando seus telefones, checando seus e-mails e saltando de tarefas para tarefas, elas se tornam menos produtivas. Além disso, encorajar as pessoas a se afastarem de suas mesas de vez em quando garantirá que elas voltem atualizadas, focadase prontas para o trabalho.

Incentive a criatividade com espaços de colaboração - projete uma área do escritório com assentos e mesas, onde as pessoas possam se reunir e jogar ideias.

Horários flexíveis de trabalho - todos têm diferentes demandas fora do trabalho, desde a família até os requisitos de saúde, portanto, se possível, incentive a lealdade e a satisfação dos funcionários. Todos serão beneficiados ao reduzir o burnout e permitir que eles escolham o melhor horário para realizar suas tarefas.

Ofereça um dia de trabalho remoto por semana - existem muitas razões pelas quais o trabalho remoto é benéfico para sua equipe e empresa. Os trabalhadores remotos custam menos e têm oportunidades de estarem mais relaxados em seu ambiente doméstico e até mesmo esticando uma soneca.

Exercício e condicionamento físico - Pode parecer estranho encorajar iniciativas de exercício físicos no escritório, afinal, é difícil trabalhar quando não estamos em nossas mesas, mas a pesquisa mostrou que dedicar tempo de trabalho ao exercício pode levar a uma maior produtividade. Até mesmo uma breve caminhada pelas carteiras poderia ajudar, mas existem maneiras mais interessantes de fazer as pessoas se mexerem no trabalho.

Caminhada ou bicicleta para o trabalho - Não há nada como um pouco de competição para fazer as pessoas se exercitarem, mas a escolha entre caminhar e andar de bicicleta significa que os funcionários podem escolher o que lhes convém. Mesmo se eles costumam dirigir para o trabalho, eles poderiam estacionar cerca de 1km de distância e andar o resto do caminho.

Aulas de yoga no local para alívio do estresse - esta é uma opção para empresas maiores. Mas os benefícios podem ser incríveis para o fitness e para a atenção plena.

Linha Wesco para higienização nas organizações

O ambiente de trabalho pode influenciar muito a satisfação de um empregado. Trabalhadores satisfeitos são mais produtivos e sempre se inspiram para fazer bem suas tarefas.

Quando as pessoas estão felizes em seu local de trabalho, elas não pensam em mudar de emprego, permanecendo leais à empresa onde são bem tratadas, o que leva à redução da rotatividade de funcionários. Também é importante oferecer soluções que possam contribuir com a higiene pessoal da sua equipe de maneira satisfatória.

Cuide da saúde bucal com o Dispenser Fio Dental e o Kit de Enxaguante Bucal ListerineDISPENSER DE FIO DENTAL

O dispenser de Fio Dental possui um exclusivo sistema de corte automático, que o torna extremamente higiênico, é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes onde o zelo e a higiene são fundamentais. Comprovadamente incentiva os usuários a fazer a sua higiene bucal quando se deparam com o dispenser no toalete, aumentando o engajamento e promovendo a força do hábito para que o uso do fio dental se torne uma prática diária.  É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

KIT ENXAGUANTES

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.

  • Kit para enxaguante bucal Listerine
  • Enxaguante bucal Listerine Zero
  • Enxaguante bucal Listerine Cool Mint

BLOQUEADOR DE ODORES SANITÁRIOS FREECÔ

Sendo o primeiro produto do tipo no Brasil, o bloqueador de odores FreeCô acaba com o constrangimento de usar o banheiro. Produzido com produtos naturais com princípios ativos de óleos essenciais fitoterápicos, não agride a saúde nem o meio ambiente. Na versão portátil, ele pode ser levado na bolsa, no bolso ou onde quiser, e na versão professional facilita a utilização em sanitários de uso coletivo.

SABONETE TORK ESPUMA

O dispenser Tork Sabonete Suave em espuma facilita a limpeza das mãos, além de possuir ingredientes que reduzem o risco de irritação da pele. Com capacidade de armazenamento de 1L, o dispenser nas opções com sensor e toque manual libera 0,4ml de espuma por acionamento, quantidade ideal para a limpeza da pele sem desperdício de produto.

DISPENSER TORK ELEVATION

Já apresentamos aqui a importância do uso do papel toalha na hora de secar as mãos, por isso a linha de dispensers Tork Elevation para papel toalha completa o procedimento de limpeza das mãos, assegurando a higiene com o sistema touch- free, onde o usuário toca apenas no papel que vai utilizar. O dispenser possui uma aparência moderna e é adequado para espaços que recebem muitos visitantes.

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha interfolhada TORK é o mais econômico do mundo, gerando redução comprovada de aproximadamente 30% no consumo de papel.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Referências: CIPD