Prazo de validade da esterilização de materiais em consultórios | Wesco

Prazo de validade da esterilização de materiais em consultórios

Veja qual é a recomendação correta para o prazo de validade dos materiais utilizados em consultórios

Na área da saúde, é preciso ter os instrumentos cirúrgicos, os acessórios e outros materiais muito bem esterilizados, para o uso no paciente. Para isso, utiliza-se aparelhos de esterilização, como a autoclave e o Forno de Pauster.

Ainda assim, é preciso tomar cuidado com os materiais esterilizados, pois há um prazo de validade para essa esterilização, e uma vez que esse prazo excede, é necessário refazer todo o processo de esterilização dos materiais.

Mas como saber o prazo de validade da esterilização dos materiais? É sobre isso que falaremos no post de hoje, confira!

Cuidados ao realizar a esterilização de materiais em consultórios

Na área da odontologia, utiliza-se o aparelho de autoclave para fazer a esterilização dos instrumentos odontológicos. Esse aparelho utiliza vapor saturado sob pressão para eliminar as bactérias, e acaba sendo um dos métodos mais seguros de esterilização, combinando pressão, umidade e temperatura para matar os microrganismos.

Mas apenas esse método não garante uma esterilização duradoura. Para prolongar o prazo de validade dessa higienização, é preciso tomar outros cuidados também.

A escolha do invólucro onde será guardado o instrumento e o local onde serão guardados é de extrema importância, para que não haja a disseminação de novas bactérias, contaminando os instrumentos e contaminando o paciente. A qualidade desse invólucro também precisa estar em dia.

É importante também manter o local escolhido para guardar os materiais esterilizados sempre limpos. Ter álcool antisséptico em gel sempre à mão e outros produtos que garantem a higienização correta desses locais é essencial, e para evitar panos, utilize papeis toalha que sejam descartáveis.

A recomendação correta sobre o prazo de validade da esterilização

Pode-se considerar esse assunto como polêmico. Os órgãos de vigilância sanitária geralmente recomendam para os consultórios de odontologia, o prazo de sete dias, desde que o invólucro esteja intacto, seco e sem aparência de sujidades.

Porém, essa recomendação é baseada em uma normal antiga, de 1994, e que até hoje, foi apenas parcialmente atualizada. Mesmo assim, esse prazo de validade de sete dias não costuma ser um problema para a maioria dos serviços que trabalham diariamente e continuamente.

Mas, para o profissional que trabalha em mais de uma instituição, esse prazo pode se mostrar problemático. Isso porque, para o profissional que trabalha em mais de um lugar, pode se encontrar sem tempo suficiente para esterilizar todos os instrumentos necessários, já que é preciso fazer o processo de higienização em todos os materiais usados e abrir novos invólucros.

A solução, também presente na norma de 1994, é adicionar mais um passo para garantir a proteção do instrumento embalado. Após o processamento do instrumento pela autoclave (ou Forno de Pauster), e uma vez totalmente resfriado, coloca-se esse instrumento em uma embalagem plástica antes de ir para o invólucro escolhido para armazenamento.

Esse instrumento, duplamente embalado, e desde que esteja armazenado em condições ideais, sem umidade e sujeiras, poderá ter o seu prazo de validade de esterilização estendido por até 30 dias, desde que suas embalagens estejam intactas, sem umidade e sujeiras.

Há também as recomendações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e as recomendações internacionais, que estendem o prazo de validade por mais tempo, conforme dados colhidos em estudos sobre a esterilidade dos pacotes armazenados pelo próprio estabelecimento, e conforme as condições ideias do chamado “evento relacionado”.

Porém, a recomendação mais utilizada pelos órgãos de vigilância sanitária e pelos dentistas no Brasil, é a de considerar o prazo de validade da esterilização como sete dias.

A Wesco possui as ferramentas certas para o incentivo às práticas de higienização e bem-estar

A Wesco possui diversos produtos que podem te ajudar a manter a sua rotina de limpeza do consultório, como álcool gel para as mãos e para a higienização de acessórios, e papeis toalha prontos para o uso, sem precisar destacar as folhas de algum lugar.

Além desses produtos, a Wesco possui vários modelos de dispersers de fácil instalação e manutenção, para deixar os eu consultório ainda mais organizado. Para as empresas, os dispensers da Wesco incentivam seus funcionários e clientes a cuidarem de sua saúde bucal, como, por exemplo, com o disperser para fio dental e para o enxaguante bucal.

Conheça a nossa linha de dispensers clicando aqui

Com informações de: Blog Dental Cremer; Blog Biossegurança – Cristófoli.