Práticas sustentáveis para se adotar em empresas | Wesco

Práticas sustentáveis para se adotar em empresas

Atualmente, cada vez mais há o interesse de se buscar por práticas sustentáveis. Os benefícios que uma pessoa consegue após adotar práticas sustentáveis em seu dia-a-dia podem ser diversos, e quando é uma empresa que resolve adota-las, esses benefícios podem afetar a sociedade como um todo, de forma positiva.

Isso porque, no momento em que uma empresa manifesta o seu cuidado e preocupação com o meio-ambiente, essa organização está ajudando a mudar a visão de uma sociedade, além de ser mais bem visto entre seus colaboradores, e consegue alcançar uma margem de lucro maior, graças à economia no ambiente organizacional.

Aqui no Blog da Wesco, nós já falamos um pouco sobre a sustentabilidade empresarial e seus benefícios, clique aqui para ler! E abaixo, veja algumas práticas sustentáveis que a sua empresa pode adotar e a incentivar!

  1. Proíba o uso de copos descartáveis

Além de gerar um gasto desnecessário com a compra de copos descartáveis todo mês (ou semana), o impacto no ambiente pode ser gigantesco, ainda mais se o lixo não for reciclado.

Por isso, é mais barato e benéfico incentivar a todos os funcionários e colaboradores de sua empresa, a carregarem seus copos térmicos ou canecas, laváveis. Dessa forma, você estará economizando um dinheiro, diminuindo o volume de lixo diário, e ainda contribuindo para a construção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

  1. Incentive a economia de água, papel e luz

A fim de diminuir o uso desenfreado de papel, de água e de energia, realize campanhas educativas dentro do ambiente de trabalho a fim de incentivar seus funcionários a gastarem menos desses materiais.

São ações simples e que no fim do mês podem ajudar a economizar.

Os papeis, por exemplo, podem ser reutilizados como uma caderneta de anotações, ao invés de serem jogados fora. Além disso, se existe a opção de fazer tudo eletronicamente, porque não? Economiza papel e tinta de impressoras.

As torneiras podem ser trocadas por aquelas com temporizadores, se for necessário. A luz costuma ser um desafio, mas apagar todas as luzes e aparelhos no fim do expediente, já é um início.

  1. Incentive o uso de transportes alternativos

Dependendo da localidade de sua empresa e do funcionário, nem sempre vale a pena sair de casa para o trabalho usando o carro próprio. Seja por causa do transito, que pode ser infernal, ou pela distância, que pode ser curta demais.

Nesses casos, é interessante incentivar o funcionário a utilizar outros métodos de transporte, como, por exemplo, ônibus, bicicleta, e até mesmo a andar a pé. Seja como for, nesses casos também é importante deixar claro ao funcionário que a empresa disponibiliza uma toalete ou vestiário apto para suprir as necessidades que o funcionário possa ter, após chegar na empresa de bicicleta em um dia de verão, por exemplo.

Outra forma de ser sustentável com os meios de transporte, é utilizar a carona solidária. Uma vez por semana, por exemplo, cada funcionário se disponibiliza para dar carona para seus colegas. Além de ser uma forma econômica, faz com que a equipe se torne ainda mais próximo.

  1. Invista em treinamentos sustentáveis

É importante educar as pessoas sobre a sustentabilidade, principalmente quando envolve a sua empresa. E para se certificar que seus funcionários e colaboradores continuem vestindo a camisa da empresa, investir em treinamentos sobre sustentabilidade pode fazer a diferença.

Será com esses treinamentos que os funcionários passarão a ter mais consciência de quão importante é cuidar do meio-ambiente, e graças a esse pensamento, será mais fácil seguir as práticas sustentáveis adotadas na empresa, e ainda poderão levar essas práticas para casa!

A Wesco pode ajudar a sua empresa com práticas sustentáveis

A Wesco possui em sua linha de produtos, produtos que podem ajudar a sua empresa a adotar práticas sustentáveis.

Os dispensers da Wesco são projetados para sempre desempenhar a melhor performance, garantindo segurança, bem-estar e economia.

Por exemplo, os dispensers de Toalha Interfolhada mini e longo, da Wesco, possuem um suporte interno elevado que evita que o usuário puxe várias folhas de uma só vez, reduzindo assim o consumo de papel em 33%. O meio-ambiente agradece!

Veja mais informações sobro os produtos no site: wesco.com.br

Com informações de: Blog Marcus Marques