Por que o cão enlouquece após o banho? | Wesco

Por que o cão enlouquece após o banho?

Você já parou para pensar por que o seu cão enlouquece após o banho?

Você certamente já presenciou a seguinte cena: sentindo que seu cão está com um cheirinho um pouco desagradável, você resolve dar um banho bem gostoso nele. Porém, assim que você finaliza o banho, e está secando ele (ou tentando), seu cão “dá a louca” e sai correndo pela casa, se esfregando no chão, no sofá, nos tapetes, e pior ainda, na grama ou na terra.

E você pode notar que, tal comportamento de “dá a louca” se repete sempre que você larga seu cão após o banho. Você já parou para pensar o motivo de tal comportamento? Eu já, e sobre isso que venho falar contigo no post hoje. Confira!

Por que o cão enlouquece após o banho?

Não é todo animal de estimação, seja ele cão ou gato (ou qualquer outro), que gosta de água. Ou melhor dizendo, que gosta de ser molhado. Ainda mais com o propósito que temos em mente.

Porém, há algumas raças de cães que adoram água, que adoram brincar nela e com ela, e que podem curtir tomar banho. E eu digo “podem” porque, não é só porque seu cão ama se divertir na água que ele adorará tomar banho. Vai entender, não é mesmo?

Seja qual for a preferência de seu cão com a água, fato é que, a maioria dos cães enlouquecem após o banho.

Não há um estudo que diga os motivos de isso acontecer. Porém, há algumas possíveis hipóteses, veja:

  • “Ativa” o cão: Uma das hipóteses para que esse comportamento aconteça é que, assim como acontece com a gente quando tomamos banho durante o dia, o banho no cão ativa ele, deixando-o pronto para enfrentar o dia com mais disposição.
  • Bem-estar: Quando o dono consegue fazer com que o cão associe o momento do banho com bem-estar, o cão pode demonstrar um sentimento de gratitude ao mostrar-se feliz a vida após o banho.
  • Corpo molhado: Como mencionamos, não é todo cão que gosta de água, e isso pode ser porque a sensação de corpo molhado não agrade o animal (ainda mais quando não é algo comum). Então o cão irá enlouquecer após o banho a fim de se livrar dessa sensação.
  • Para se enxugar: Como não gostam de estar molhados, o cão pode agir dessa forma e se esfregar em coisas secas e/ou que absorvem a água a fim de querer agilizar sua secagem.
  • Perda do cheiro natural: Outra hipótese é que, como o banho, o cão se irrite com o cheiro de limpeza (que por mais neutro que possa ser, pode irritar o cão) e tente adquirir o seu cheiro “normal”.
  • Alívio: Pode ser que seu cão se sinta aliviado que o “terrível” momento tenha acabado, e expresse essa felicidade ao enlouquecer após o banho.

Algumas dicas para a hora do banho:

Dê preferência ao turno do dia para dar banho em seu cão, dessa forma, a agitação pós banho não irá atrapalhar a rotina noturna de ninguém.

Seque-o corretamente para evitar com que seu cão enlouqueça depois do banho. Utilize um secador de cabelo, se for preciso e com cuidado. Ele provavelmente não gostará, mas pode ser que ajude a evitar a agitação pós banho.

Quanto mais neutro for os produtos utilizado, melhor. Com tantas raças com problemas dermatológicos, não deve ser difícil encontrar produtos de banho para peles sensíveis e com formulas neutras e sem perfumes.

Wesco apresenta o Acacabou

Para evitar que seu cão traga para a sua casa uma série de bactérias e sujidades, a Wesco traz o Acacabou para Cachorros. Se trata de um dispenser de saquinhos Oxi-Biodegradáveis, é uma inovação para aquelas horas de passeio com o melhor amigo e ele precisa fazer as necessidades. Confira mais informações aqui.

Com informações de: Meus Animais; Portal do Dog.