Ouça música para melhorar a produtividade | Wesco

Ouça música para melhorar a produtividade

A música tem o poder de melhorar o foco e a atenção

Você tem o hábito de ouvir música durante o seu expediente de trabalho?

Tudo bem, pode até ser que nem todas as carreiras e profissões permitam tal atitude, mas já existem diversos estudos comprovando a eficácia da música no aumento de produtividade.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre esse feito positivo na produtividade que a música consegue causar nas pessoas, confira!

Como nosso cérebro reage com a música?

Quando escutamos uma música, principalmente a nossa preferida, nosso cérebro começa a reagir positivamente. Primeiramente, uma parte de nosso cérebro, chamada de núcleo accubens é ativada.

Com a ativação dessa área de nosso cérebro, ela começa a mandar para o nosso corpo uma substancia chamada dopamina, um neurotransmissor conhecido por ser um “químico do prazer”, e aí os efeitos positivos começam a aparecer.

Dentre os efeitos da dopamina estão o melhoramento do nosso impulso, do nosso foco, do nosso prazer, da nossa motivação e da nossa memória.

Porém, descobriu-se que os níveis de dopamina e os seus efeitos positivos ao nosso corpo são ainda melhores quando há o elemento de surpresa. Ou seja, você pode até estar ouvindo sua música preferida ou o gênero preferido, mas quando você descobre algo novo e que te agrada, há mais liberação de dopamina.

Ouvindo música para ser mais produtivo

Quando a música é usada com consciência e responsabilidade em um ambiente de trabalho, os efeitos positivos podem ser surpreendentes, veja:

  • Cerca de 81% das pessoas trabalham mais rápido;
  • Cerca de 88% das pessoas trabalham com mais foco e atenção;
  • E, cerca de 74% dos empregados trabalham mais felizes.

Dados retirados de uma pesquisa realizada em 2012 pela VisionCritical.

E não é difícil utilizar a música para melhorar a nossa produtividade, basta ter um cuidado com o que estamos ouvindo.

Embora não exista um gênero de música especifico para a liberação da dopamina, estudos sugerem que o indivíduo alterne entre os gêneros de música a fim de auxiliar no processo do cultivo de redes neurais que normalmente não são ativadas, e também para acionar reservas em nossos cérebros que ajudam no fortalecimento dele como um todo.

Ainda, os estudos sugerem que se você quer foco e atenção no seu ambiente de trabalho, ouça músicas instrumentais. Isso porque, músicas cantadas também estimulam a parte do cérebro que comanda a fala, e por causa disso o foco e a atenção podem ser prejudicados.

Se você está pensando em aderir a música sem eu ambiente de trabalho, lembre-se que o assunto é delicado, pois cada um gostará de algo bem diferente do outro, enquanto que pode ter quem não goste de música em momentos de trabalho.

Mas nesses casos, basta propor de forma comunicativa e agradável à sua equipe e começar a realizar alguns testes para ver como a produtividade de sua equipe se saiu com essa novidade.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Sabemos que, às vezes, trabalhar é estressante e que todo pequeno detalhe pode nos ajudar a conseguir um dia mais produtivo. Pensando nisso, a Wesco desenvolveu um portfólio repleto de produtos que garantem o bem-estar e o conforto de seus funcionários e de seus clientes.

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Mundo Carreira; Galileu; SuperPlayer Blog.