O valor do bem-estar dos funcionários para escritórios

O valor do bem-estar dos funcionários, para escritórios que desejarem se sair bem

"As pessoas são o seu bem mais valioso" é um antigo ditado, para dizer o mínimo − mas é um ditado com novidades, graças às pesquisas recentes da Gallup. Os novos achados apontam para a importância crítica de investir em saúde e no bem-estar dos funcionários, se você desejar atrair, gerenciar e reter esse ativo importante.

A saúde deles é a sua saúde

A saúde física da sua força de trabalho é o local lógico para começar − e também é uma questão importante nos escritórios modernos. Noventa por cento dos trabalhadores têm pelo menos um problema crônico de saúde, resultando em uma perda de 44 dias de trabalho anualmente, por cada 1000 funcionários. Isso torna essencial o acesso dos funcionários à assistência médica, com ganhos de produtividade que ajudam a compensar os custos do plano de saúde.

Além das doenças crônicas, o resfriado comum e a gripe sazonal também são questões importantes − principalmente em escritórios abertos, onde a falta de paredes e a proximidade dos funcionários facilitam a propagação de germes (bactérias, fungos, protozoários e vírus). Como resultado, o absenteísmo produz quatro dias perdidos de trabalho por funcionário a cada ano, e o "presenteísmo" (vir ao trabalho quando está doente) agrava o absenteísmo, além de diminuir a produtividade no escritório. Programas eficazes de higiene das mãos, incluindo treinamento de funcionários e fornecimento de produtos adequados para lavagem e limpeza de mãos, são uma necessidade absoluta para impedir a transmissão de germes.

Mas o que o bem-estar realmente significa para seus funcionários?

Como descobriu o relatório da Gallup, a saúde física é apenas uma dimensão do bem-estar total desejado pelos atuais funcionários. Esse estudo identifica cinco categorias que as empresas precisam abordar: saúde física, uma conexão com a finalidade no trabalho, relacionamentos de apoio, estabilidade financeira e senso de comunidade nos escritórios.

Os funcionários buscam ativamente sinais de que os empregadores estão abordando cada área de maneira significativa e integrada. Eles respondem positivamente ao design centrado no bem-estar, ou seja, boas mesas de trabalho, ampla iluminação natural ou a capacidade de trabalhar (ou de fazer pausas) na área externa, em espaços naturais agradáveis. Eles levam em consideração a qualidade do seguro saúde e a abrangência da cobertura, incluindo os serviços de saúde mental. E eles também procuram programas formais de bem-estar, que podem incluir elementos como academias de ginástica no local, horário flexível, trabalho remoto (home office, para equilibrar a vida pessoal e a profissional), além de treinamento em redução de estresse e atenção plena. Os funcionários até consideram as oportunidades de treinamento profissional como parte de seu bem-estar geral, pois contribuem para seu senso de propósito e satisfação no trabalho, juntamente com uma garantia de estabilidade no emprego e financeira, através de maior experiência ou certificação em novas tecnologias.

O bem-estar fornece muitos benefícios

Todos os itens acima mencionados têm um custo para os empregadores − mas eles são mais vistos como investimentos do que como despesas, cujo retorno pode ser encontrado em:

  • Melhor contratação: O relatório Gallup mostrou que “maior equilíbrio entre vida profissional e o bem-estar pessoal é muito importante” para mais da metade dos funcionários em geral, e seria motivo para mudar de empregador, especialmente entre os trabalhadores mais jovens;
  • Maior produtividade: Isto é apenas bom senso, pois quando os funcionários se sentem melhor fisicamente, eles se concentram melhor e podem ser mais produtivos. Mas o bem-estar também pode produzir economias incomuns; uma pesquisa do WELL Building Institute mostra que os escritórios criados de acordo com seus padrões de bem-estar podem gerar um aumento de 21% da produtividade por trabalhador;
  • Maior retenção de funcionários: Quase metade dos millennials tem maior probabilidade de permanecer em uma empresa que melhora suas perspectivas de carreira por meio de treinamento. As empresas com maior envolvimento dos funcionários apresentam taxas de rotatividade 59% menores. Considerando que a substituição de um funcionário assalariado custa em média de seis a nove meses de um salário, investir em programas de bem-estar que melhorem esses e outros elementos de retenção vale mais do que o dinheiro gasto neles.

O bem-estar não é uma iniciativa – é uma cultura

No entanto, existe uma peça que geralmente falta, e que impede que o bem-estar se torne um bem incorporado aos escritórios: o compromisso de torná-lo essencial para sua cultura, não apenas um programa de RH. Esse é um compromisso que deve começar do topo. Como conclui a Gallup, “Os líderes precisam criar culturas que reflitam os desejos e necessidades da força de trabalho moderna, independentemente do tipo de trabalho ou do ramo de atividade. Eles devem dar aos funcionários uma razão para escolhê-los, permanecer com eles e ter o melhor desempenho possível”.

Os atuais funcionários querem e precisam de uma sensação de bem-estar verdadeira, holística e satisfatória. As empresas vencedoras serão as que fornecerem isso.

Linha Wesco para higienização nas organizações

O ambiente de trabalho pode influenciar muito a satisfação de um empregado. Trabalhadores satisfeitos são mais produtivos e sempre se inspiram para fazer bem suas tarefas.

Quando as pessoas estão felizes em seu local de trabalho, elas não pensam em mudar de emprego, permanecendo leais à empresa onde são bem tratadas, o que leva à redução da rotatividade de funcionários. Também é importante oferecer soluções que possam contribuir com a higiene pessoal da sua equipe de maneira satisfatória.

DISPENSER DE FIO DENTAL

O dispenser de Fio Dental possui um exclusivo sistema de corte automático, que o torna extremamente higiênico, é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes onde o zelo e a higiene são fundamentais. Comprovadamente incentiva os usuários a fazer a sua higiene bucal quando se deparam com o dispenser no toalete, aumentando o engajamento e promovendo a força do hábito para que o uso do fio dental se torne uma prática diária.  É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

Dispenser Fio Dental e Kit de Enxaguante Bucal Listerine

Dispenser Fio Dental e Kit de Enxaguante Bucal Listerine

KIT ENXAGUANTES

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.

  • Kit para enxaguante bucal Listerine
  • Enxaguante bucal Listerine Zero
  • Enxaguante bucal Listerine Cool Mint

BLOQUEADOR DE ODORES SANITÁRIOS FREECÔ

Sendo o primeiro produto do tipo no Brasil, o bloqueador de odores FreeCô acaba com o constrangimento de usar o banheiro. Produzido com produtos naturais com princípios ativos de óleos essenciais fitoterápicos, não agride a saúde nem o meio ambiente. Na versão portátil, ele pode ser levado na bolsa, no bolso ou onde quiser, e na versão professional facilita a utilização em sanitários de uso coletivo.

SABONETE TORK ESPUMA

O dispenser Tork Sabonete Suave em espuma facilita a limpeza das mãos, além de possuir ingredientes que reduzem o risco de irritação da pele. Com capacidade de armazenamento de 1L, o dispenser nas opções com sensor e toque manual libera 0,4ml de espuma por acionamento, quantidade ideal para a limpeza da pele sem desperdício de produto.

DISPENSER TORK ELEVATION

Já apresentamos aqui a importância do uso do papel toalha na hora de secar as mãos, por isso a linha de dispensers Tork Elevation para papel toalha completa o procedimento de limpeza das mãos, assegurando a higiene com o sistema touch- free, onde o usuário toca apenas no papel que vai utilizar. O dispenser possui uma aparência moderna e é adequado para espaços que recebem muitos visitantes.

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha interfolhada TORK é o mais econômico do mundo, gerando redução comprovada de aproximadamente 30% no consumo de papel.

DISPENSER DE ÁLCOOL PURELL

Para complementar a higiene dos funcionários o dispenser de Álcool Purell pode ser instalado em qualquer ambiente. O dispositivo com sensor de acionamento disponibiliza apenas 1 ml de álcool em gel, suficiente para eliminar 99,99% dos vírus e bactérias.

Elaborado com álcool de cereais, que contém propriedades que permitem a combinação com umectantes que não irritam ou prejudicam a pele, proporciona um uso contínuo do produto, ajudando, assim, a manter todos em seu estabelecimento mais protegidos.

Vale lembrar que o uso do álcool gel não substitui a tradicional lavagem das mãos com água e sabão, mas é indispensável complemento para uma higienização completa.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Fonte: Tork USA

Fontes de informação:
Work Design: 
Workplace trend predictions
Work Design: 
The Dollars and Sense of Well-Being
Forbes: 
Well-being initiatives that will boost engagement and productivity
Undercover Recruiter: 
The value of wellness in the workforce
Gallup: 
State of the American Workplace
Gallup: 
Employees need high well-being for high-performance