O ROI de ter um programa eficaz de higiene das mãos no trabalho

O ROI de ter um programa eficaz de higiene das mãos no trabalho

Todos nós já vimos as placas nos restaurantes: "Os funcionários devem lavar as mãos antes de voltar ao trabalho". Mas e os outros ambientes − especialmente os escritórios e outros locais de trabalho, onde a maioria de nós passa mais horas do que em qualquer outro lugar?

Afinal, nos escritórios, desde computadores até maçanetas das portas, estão repletos de germes que podem deixar os funcionários doentes. Assim, como nos restaurantes, a resposta começa pelas mãos limpas – mas, a coisa não termina aí.

Nós trabalhamos na cidade dos germes

Os escritórios bem projetados podem tornar sua força de trabalho mais eficiente, e, na melhor das hipóteses, também mais feliz. Mas os escritórios − especialmente entre os setenta por cento deles que têm um design aberto − também podem ser incubadores e transmissores de doenças muito eficazes. Pior ainda, o agora popular “escritório aberto” e o design de espaços com mesas compartilhadas apenas pioram o problema, causando um enorme impacto sobre a produtividade.

De acordo com um estudo do Global Corporate Challenge (GCC), o absenteísmo de funcionários equivale anualmente a quatro dias perdidos de trabalho por funcionário. Ainda mais preocupante é o fato de que o “presenteísmo” dos funcionários (que chegam ao trabalho se sentindo doentes) deixa os trabalhadores do escritório improdutivos por 57,5 dias por ano.

O que sugere o CDC

O Center for Disease Control (CDC) diz que a lavagem eficaz das mãos "é como uma vacina autoaplicada" por seus funcionários. O que é ótimo, exceto pelo fato de que você não pode ter funcionários correndo para o banheiro toda vez que eles tocam num teclado ou espirram. Portanto, o que deve fazer o colaborador?

A resposta fácil é colocar dispensadores de parede com álcool gel para as mãos nas principais áreas comuns, incluindo salas de descanso, salas de conferências, lobbies e áreas de recepção. Os banheiros, é claro, devem ser equipados com sabonete.

A recompensa

Um bom programa de higiene das mãos ajudará a reduzir a incidência das doenças, o absentismo e melhorar o presenteísmo dos funcionários. O CDC relata que manter as mãos limpas pode reduzir doenças respiratórias (como o resfriado comum) em 21% e doenças mais graves, como diarreia, em 58%.

Como começar a entender o que fazer sobre a higiene das mãos

Infelizmente, deixadas por conta própria, as pessoas não lavam suficientemente as mãos. Estudos mostram que menos de um terço dos homens e apenas dois terços das mulheres lavam as mãos depois de usar um banheiro fora de suas casas. E não basta apenas fornecer um desinfetante para as mãos.

As organizações precisam fazer um esforço conjunto e consistente para:

  1. Educar: Mesmo o simples treinamento e comunicação sobre a lavagem das mãos para os funcionários podem render grandes dividendos, sejam simples cartazes impressos, instruções por e-mail, reuniões pessoais da equipe ou curtos vídeos explicativos.
  1. Lavando as maos no escritorio - TorkEquipar: O Center for Disease Control diz que a maneira mais importante de impedir a transmissão de doenças perigosas é lavar as mãos com água e sabão e/ou usar um desinfetante para as mãos. Se água e sabão não estiverem disponíveis, é recomendável usar um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool (álcool gel) ou um “antisséptico persistente”. Como um gerente de facilities ou workplace, você deve facilitar a manutenção da higiene das mãos para os funcionários, oferecendo desinfetante para as mãos em áreas abertas, além de um bom estoque de sabonete de boa qualidade para as mãos nos banheiros.
  1. Incentivar: Como em todos os programas de cultura corporativa, incutir uma "cultura de limpeza" não é uma tarefa isolada. As comunicações e o treinamento anteriormente mencionados precisam continuar em intervalos regulares. A participação em programas deve ser incentivada. Finalmente, a liderança organizacional, desde o canto do escritório aos gerentes locais, precisa falar e praticar pessoalmente a higiene das mãos.

A sua organização tem a higiene do escritório em boas mãos? Caso contrário, quanto mais cedo você começar, mais cedo verá um impacto positivo sobre a vida do escritório e também sobre o resultado final (lucratividade).

A Wesco pode ajudar!

Oferecer facilidades e bem-estar às pessoas, proporcionando melhor qualidade de vida e higiene, sempre foi um dos nossos ideais. Temos produtos próprios que atendem às necessidades específicas de empresas e estabelecimentos comerciais, como escritórios, escolas, clínicas, hospitais, restaurantes, bares, hotéis e contamos com a parceria de empresas reconhecidas no mercado, como Tork, Johnson & Johnson e Dental Clean.

Tenha ao seu lado um fornecedor que tem como foco oferecer um atendimento personalizado e realizar a manutenção preventiva dos equipamentos, tudo de maneira ágil e eficaz.

Confira abaixo alguns produtos que são indispensáveis para qualquer escritório proporcionar uma boa higiene das mãos para os seus colaboradores:

SABONETE TORK ESPUMA

O dispenser Tork Foam Skincare de Elevation Design se encaixa em todos os banheiros e pode ser usado com uma ampla gama de produtos Skincare Tork em garrafas seladas. É fácil de usar e oferece boa higiene das mãos para todos os usuários. O dispenser Elevation tem um design funcional e moderno, que faz uma impressão duradoura sobre seus convidados.

Libera 0,40ml por acionamento.

TORK ANTIMICROBIAL SABONETE ESPUMA

Tork Antimicrobial Sabonete Espuma – 6 x 1000ml

Tork Antimicrobial Sabonete Espuma – 6 x 1000ml

TORK Antimicrobial Sabonete Espuma livre de Triclosan é um sabonete antibacteriano eficaz que limpa e higieniza simultaneamente as mãos. Ideal para ambientes com sensibilidade extra à higiene com classificação NSF E-2, que é aceito para uso em áreas de alimentos e processamento de alimentos. Adequado para os dispensadores Tork Espuma que possuem design comprovadamente fácil de usar e promove uma boa higiene das mãos para todos os visitantes.

TORK DISPENSER DE TOALHA INTERFOLHADA

Por ter o berço de posicionamento do papel em um local elevado, torna desconfortável ao usuário fazer chumaços para retirar muitas folhas de uma vez. Desta forma modifica este hábito fazendo com que o usuário retire apenas uma folha por vez, e toque apenas na folha que irá utilizar também. Isso reduz comprovadamente no mínimo 33% do consumo de folhas.

ÁLCOOL GEL PURELL

Álcool Purell é uma forma simples e eficaz de higienizar as suas mãos, eliminando 99,99% os germes e bactérias, prevenindo a transmissão de doenças. Seu dispositivo com sensor permite que cada acionamento disponibilize apenas 1ml do produto na versão gel, gerando uma maior autonomia de acionadas ao equipamento e, consequentemente, maior economia. Ainda assim, esta quantidade é o suficiente para a que a higiene seja completa.

FREECÔ PROFESSIONAL

Banner_Freeco_slide_site

FreeCô é o bloqueador de odores sanitários. Chegou para acabar com o constrangimento de usar o banheiro ao fazer o nº 2. Basta aplicar no vazo antes de utilizá-lo e como mágica faz-se um nº 2 com um agradável cheirinho de capim-limão. Não é aerossol, é um produto natural feito com princípios ativos de óleos essenciais fitoterápicos, portanto, não faz mal à saúde nem ao meio ambiente. A versão Professional é fixa e perfeita para estabelecimentos comerciais de restaurantes a escritórios.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Fontes: Tork USACDCCDCGCC