Dicas para melhorar a produtividade de equipes pequenas | Wesco

Dicas para melhorar a produtividade de equipes pequenas

Confira algumas dicas para fazer com que a sua equipe pequena continue com a produtividade em alta.

Uma das dúvidas mais frequentes que aparece durante um determinado momento na vida de uma empresa é como deixar a produtividade em alta com uma equipe pequena. Embora o desafio possa parecer grande, ainda mais se a empresa for grande, a tarefa não é impossível.

Muitas vezes quando a empresa começa a crescer pensamos que é necessário aumentar o número de pessoas trabalhando em uma equipe, mas nem sempre isso é necessário. Isso porque, às vezes, uma (ou mais) pessoa nova na equipe pode trazer mais confusão do que sucesso, e manter a equipe enxuta pode ser mais produtivo e pode ser o que faz a sua empresa prosperar.

Um estudo feito pela empresa de consultoria americana QSM mostrou que quanto maior for uma equipe, menor é a produtividade e o engajamento individual dos membros dessa equipe. Isso significa que embora o sucesso total da empresa com equipes grandes seja maior do que o sucesso total de uma empresa com equipes pequenas, o sucesso individual dessa empresa será inferior ao da empresa com equipes pequenas.

Veja abaixo algumas dicas para melhorar a produtividade de sua equipe enxuta:

  • Invista em uma forte comunicação interna e em um bom direcionamento de metas: Uma boa comunicação entre os funcionários é essencial em qualquer empresa, dessa forma todos se conhecem e podem ajudar uns aos outros, além de estarem a par das responsabilidades de cada um na empresa. Um bom direcionamento das metas e de tarefas (e do que mais for necessário) também é essencial, para que todos possam realizar suas tarefas em prol no objetivo final, e assim prosperar individualmente e/ou coletivamente.
  • Monte seus OKR (Objectives and Keys Results): Os OKRs são conjuntos de objetivos que se inter-relacionam, e que quando alcançados contribuem para atingir os grandes objetivos da empresa. Podem ser objetivos a serem alcançados individualmente ou coletivamente.
  • Utilize ferramentas para equipes serem mais produtivas: Existem fermentas, como por exemplo, o Kanban, que permitem a visualização do status das tarefas rapidamente, e ainda ajudam a organizar o fluxo das atividades de uma equipe, além de permitir gerenciar possíveis dificuldades encontradas, e de ajudar a otimizar os processos da equipe.
  • Tenha um ambiente de trabalho organizado: Ter um ambiente de trabalho organizado já facilita muito no momento de correria. Uma organização dentro dos computadores e do modo de trabalho da equipe também favorecem a produtividade e agilidade. Investir no ambiente de trabalho também pode ser o que faltava para a sua equipe render mais.

A sua empresa possui equipes pequenas? Como você faz para que a produtividade delas continue boa? Conte para gente nos comentários, queremos saber!

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

 

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Revista Exame.