A lombalgia é o tipo mais comum de dor nas costas | Wesco

A lombalgia é o tipo mais comum de dor nas costas

Saiba identificar a lombalgia e como se prevenir

Você já sentiu dor nas costas? Para alguns é algo rotineiro, independentemente da idade. Já para aqueles que ainda não sofrem com essa dor, é bom ter em mente que as chances de se ter essa dor são grandes. Isso porque, o tipo de dor as costas que iremos falar nesse texto é muito comum na população mundial: a dor na lombar, conhecida como lombalgia.

E atualmente, muitas pessoas sofrem com essa dor nas costas por causa do estilo de vida em que vivem, no qual passa muito tempo sentado e em uma má postura.

A melhor forma de prevenção é cuidar da postura, evitar ficar muito acima do peso ideal, se exercitar regularmente e cuidar da coluna enquanto se exercita, ao se abaixar lembrar de dobrar os joelhos e evitar ficar curvado por muito tempo são algumas formas de prevenção que podemos praticar desde pequenos.

O que é a lombalgia?

É o nome ado que define a dor, aguda ou crônica, que uma pessoa sente na região lombar. Também pode ser chamada de “lumbago”, e algumas pessoas ainda chamam de “dor nos rins”, embora essa dor nada tenha a ver com os órgãos.

Além da área da lombar, a dor pode ser sentida na região das nádegas, na face posterior da coxa, mas sem ultrapassar o joelho e sem atingir um local de nervo especifico.

A lombalgia pode ser classificada em dois tipos, dependendo da duração a dor: ela pode ser aguda ou pode ser crônica. É classificada como aguda aquela dor na lombar que dura em cerca de quatro a seis semanas, enquanto que dor na lombar se torna crônica quando ela persiste por mais de doze semanas.

Cerca de 1% dos pacientes com lombalgia sofrem lombalgia aguda ciática, que é quando a dor é irradiada para o local de uma raiz nervosa lombar e geralmente vem acompanhada de formigamento e dificuldade em caminhar.

A dor nas costas – seja ela qual for – não deve ser tratada com leviandade, pois se for maltratada ou mal diagnosticada, o problema persistirá, piorará e ainda pode se tornar algo incapacitante.

Sintomas e causas da lombalgia

A lombalgia aguda geralmente ocorre quando a pessoa realiza um esforço físico excessivo, onde a pessoa pode vir a sentir a coluna “travar”.

Já a lombalgia crônica pode acontecer em qualquer idade, e é causada principalmente pela má postura. Mas a dor na lombar crônica também pode ter causas: inflamatória, infecciosa, causada por alguma hérnia de disco, algum escorregamento da vértebra, artrose, e até mesmo ser derivada de algum problema emocional.

As dores da lombalgia são localizadas na área abaixo da décima segunda costela e pode ir até o prego do glúteo, e em alguns casos pode ir até o meio da coxa.

Tratamento da lombalgia

A lombalgia aguda tende a melhorar com o passar do tempo, porém ambas (aguda e crônica) podem receber um tratamento a fim de melhorar a dor, a habilidade funcional e prevenir que um episódio aconteça novamente.

Quem sofre com dores nas costas deve, primeiramente, procurar um médico, pois só um médico pode receitar o melhor medicamento e dosagem para cada caso.

Se a dor nas costas não for resultado de nenhum outro problema no corpo, então o paciente pode tomar anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides e/ou relaxantes musculares.

Outros métodos de tratamento, como, por exemplo, massagens, eletroterapia e termo-terapia não são indicadas para pessoas com qualquer tipo de lombalgia. Para saber melhor outras opções de tratamentos além da medicação, para o seu caso, consulte um médico.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Seja qual for o estilo de seu restaurante, a Wesco possui uma gama de produtos para a sua empresa que ajudam a garantir o bem-estar de seus clientes e funcionários. A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: GNT; Minha Vida.