Investir nos funcionários pode ser benéfico para a empresa

Investir nos funcionários pode ser benéfico para a empresa

Saiba como investir em seus funcionários pode ajudar na produtividade da empresa

Colaboração: Philipi Lopes

Cada vez mais empresas estimulam seus funcionários a trabalharem mais, vestirem mais a camisa e se jogarem de cabeça em seu trabalho, mas esquecem de que elas mesmas têm papel fundamental no desempenho deles. Já foi comprovado que o bem-estar no ambiente de trabalho está diretamente relacionado à produtividade dos funcionários. Nosso blog dá algumas dicas para manter um ambiente saudável nas empresas.

É necessário pensar sempre na prioridade do empregado. Por exemplo, se há um problema com o computador, é ele que se torna a prioridade, e não mais o trabalho que deveria estar sendo feito, fazendo com que ocorra uma perda de concentração. É importante que as empresas já prevejam problemas que podem aparecer e solucioná-los antes mesmo de acontecerem, assim, as prioridades se mantêm as profissionais, e não as secundárias.

No evento “Sesc Reúne – Encontro com Empresários e Gestores de Pessoas”, promovido pelo Sesc, em Florianópolis, representantes de empresas abordaram a importância de promover o bem-estar dos funcionários e a qualidade de vida dos mesmos, para que a produtividade da empresa cresça.

Invista na qualidade de vida no trabalho

De acordo com Eloir Edilson Simm, presidente da ABQV que esteve no encontro, existem quatro razões para que a liderança da empresa invista em qualidade de vida no trabalho: produtividade, capital humano, custos com saúde e sustentabilidade. Ele justifica que “com funcionários saudáveis e engajados, as empresas melhoram a performance, reduzem gastos com saúde, reforçam a fidelidade e a cidadania.” Além disso, ele acrescenta que informação, motivação e criação de oportunidades para escolhas benéficas são ferramentas que ajudam a reduzir o absenteísmo (falta ao trabalho) e o presenteísmo (baixa produtividade).

Estimule a alimentação saudável e a prática de exercícios

“com funcionários saudáveis e engajados, as empresas melhoram a performance, reduzem gastos com saúde, reforçam a fidelidade e a cidadania.”

“Com funcionários saudáveis e engajados, as empresas melhoram a performance, reduzem gastos com saúde, reforçam a fidelidade e a cidadania.”

Estudos chamam a atenção para o estímulo da vida saudável entre os funcionários e a conscientização para práticas que fazem bem à saúde, como exercícios físicos. Segundo a sócia-diretora responsável pela Gestão de Pessoas e Qualidade do Hippo Supermercados, Rosangela Saquete, é importante que a alimentação saudável seja promovida, pois é uma forma de fazer com que o estilo de vida de seus colaboradores se torne melhor, tornando-os mais felizes, e assim, aumentando a sua produtividade. Uma ótima maneira de promover uma vida saudável pode ser a parceria com academias próximas ao local de trabalho, proporcionando descontos na mensalidade para os empregados da empresa.

Deixe clara a diferença entre ambiente profissional e pessoal

Para que isso aconteça, a empresa deve ter políticas que mostrem ao funcionário certos limites que não podem ser ultrapassados. Regras baseadas no horário de trabalho devem ser estipuladas para que o colaborador saiba exatamente o tempo que precisará fornecer seus serviços, e também o tempo que terá para sua família e hobbies. Podem ser acordados horários diferenciados para que o funcionário consiga fugir do trânsito e até mesmo se organizar melhor com a rotina. Se o empregado fizer home-office, essa dica é mais importante ainda, pois em casa, é muito mais fácil se desconcentrar, ou se envolver com outros assuntos não relacionados ao trabalho. É necessário ser claro quanto ao tempo de trabalho e as atividades que eles desenvolverão.

Comunique-se bem com seus funcionários

Um líder precisa se comunicar de forma clara e objetiva, dando um exemplo a ser seguido por seus funcionários. Evite ser muito confuso e mentir sobre o que sente, seja franco e mostre que está seguro de suas decisões, procurando sempre manter a equipe unida. Uma boa comunicação interna faz com que a equipe evite situações constrangedoras, como falar nas costas de seus colegas, desavenças e até mesmo afete na produtividade. O estresse também pode ser ocasionado por estas situações, o que afeta diretamente na saúde do empregado, e pode ocasionar maiores problemas à empresa.

Forneça um ambiente de trabalho agradável

Além de pensar em seus clientes, pense também em quem os atende, se o funcionário se sente bem no ambiente de trabalho, com certeza atenderá o cliente de forma mais atenciosa e convidativa, o que pode até melhorar as finanças. Mantenha o ambiente sempre limpo, arejado, protegido e invista também na boa manutenção das áreas comuns, como banheiros e refeitórios. Em uma pesquisa realizada pela FGV, 53,3% dos empregados faltou ao trabalho por motivo de doença, que podem ser transmitidas em ambientes com má manutenção e sem uma limpeza diária. Investir em produtos que ajudam na limpeza e bem-estar dos funcionários pode evitar as indesejadas doenças e assim, as faltas também.

Soluções Wesco

A Wesco oferece uma linha de produtos que permite que o ambiente de trabalho esteja sempre limpo e ordenado. Nas áreas comuns, como banheiro e refeitórios, oferece diversos tipos de sabonetes, dispensers, e até mesmo kits de enxaguante bucal, e fio dental.

TORK SUAVE SABONETE ESPUMA

TORK Sabonete Suave em Espuma torna mais fácil a limpeza e lavagem das mãos. Os ingredientes são escolhidos cuidadosamente para reduzir o risco de irritação e reações alérgicas de pele. Possui uma alta capacidade para o uso em toaletes com muitos visitantes.

KIT DE ENXAGUANTE BUCAL LISTERINE

Kit de enxaguante bucal, composto por 01 (um) suporte com sistema anti furto, para frascos de Listerine de 1,5L, 01 (um) suporte para copos descartáveis de 50ml e bombinha dosadora.

DISPENSER DE FIO DENTAL

O dispenser de Fio Dental é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros. Seu mecanismo exclusivo de corte automático do fio implica em benefícios como: evitar desperdícios e evitar que o fio fique exposto, protegendo-o de contaminação.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Empresas que têm a presença da Wesco relatam como os funcionários se orgulham do local em que trabalham, e levantam a bandeira da empresa em seus meios sociais, tornando-a assim, objeto de desejo de mais e mais pessoas qualificadas que gostariam de fazer parte de seu quadro de colaboradores.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Sesc, FGV