Fio Dental: as dúvidas e os motivos para incentivar o seu uso no trabalho

Fio Dental: as dúvidas e os motivos para incentivar o seu uso no trabalho

Item indispensável para uma boa saúde bucal pode ser incentivado em escritórios e restaurantes de maneira fácil

Em 2004, a revista Veja publicou um questionário baseado em estudos científicos que tentava “prever” o quanto um indivíduo viveria de acordo com seus hábitos. Entre perguntas como “Você fuma ou vive rodeado por fumantes?”, “Você evita manteiga, cremes, doces e frituras?”, “Você consome bebidas alcoólicas moderadamente?”, “Você é um sedentário?”, está uma curiosa questão e que certamente pegaria algumas pessoas de surpresa: “Você usa fio dental diariamente?”

Nosso blog fala hoje sobre a importância do incentivo do uso do fio dental no cotidiano.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, por encomenda do Conselho Federal de Odontologia, e divulgada em 2016, revelou que apenas 57% dos brasileiros usam fio dental. Uma vez que esse item simples e acessível é o grande responsável por remover os restos de alimentos e resíduos que ficam presos entre os dentes, trata-se de um dado bem preocupante.

Em entrevista para o portal Terra, Alexandre Bussab, cirurgião-dentista e diretor da Clínica Brasil Smiles, diz que falta conscientização principalmente por parte do governo e dos profissionais. “Segundo o IBGE, 18% das pessoas no Brasil nunca foram ao dentista, ou seja, quase 1 a cada 5. Esses índices são muito altos e só mostram a falta de cuidado que nós, como um todo, temos com a saúde bucal. A utilização do fio dental é muito pequena por causa da nossa própria cultura, pois o brasileiro não tem o costume de ir ao dentista, mas isso já está mudando” , diz o especialista.

Poucos o usam mais de uma vez ao dia

O uso do fio dental é importante para auxiliar em uma limpeza mais profunda, quando a escova não consegue eliminar toda a sujeira na escovação.

Todavia, dos 57% que fazem uso do item, apenas 30% o usa mais de uma vez por dia, sendo que o recomendado é usá-lo com a escovação, que deve ser feita entre três e quatro vezes ao dia.

Confira um guia com 8 perguntas sobre a importância do uso do fio dental:

Por que usá-lo? 

Mesmo que a escova dental remova a placa bacteriana da superfície do dente, ela é incapaz de retirar todos os resíduos, principalmente entre deles. A limpeza dos dentes todos os dias com o fio dental acaba removendo o restante de placa que a escova não consegue alcançar.

Se faz uso antes ou depois da escovação?

De acordo com Levy Anderson, diretor do Departamento de Odontologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a sequência não faz diferença, desde que se faça corretamente.

Como usá-lo corretamente? 

Utilizando de 15 cm a 25 cm de fio dental, a orientação é usar em forma de “C”: colocar o fio entre os dentes, mover o fio dental para frente num movimento de empurrar e puxar como se abraçasse o dente.

Levado até a região subgengival, ou seja, o fio sobe até o limite do dente com a gengiva - sempre de forma delicada. Dessa forma, o fio passa por uma parede do dente e sai passando pela outra.

Qual a periodicidade? 

57% que fazem uso do item, apenas 30% o usa mais de uma vez por dia.

Dos 57% que fazem uso do item, apenas 30% o usa mais de uma vez por dia.

O ideal é que seja feito depois de todas as refeições em conjunto com a escovação e, ao menos, uma vez ao dia - desde que faça o seu uso correto.

Quais são os erros mais comuns?

Algumas pessoas removem o fio puxando de volta pelo espaço entre os dentes, levando novamente resíduos para entre os dentes.

Sangue da gengiva indica doença?

Caso ao usar o fio dental saia sangue da gengiva, é necessário observar se a limpeza está sendo feita com muita força ou se a gengiva está começando a ficar inflamada. É comum que depois de alguns dias de uso, a gengiva não sangre mais, porém, se continuar, é necessário buscar orientação de um dentista.

Fio dental ou haste dental?

Segundo especialistas, o mais recomendado é o fio dental clássico, pois ele pode ser removido pelo espaço entre os dentes, além de ser mais barato. A fita dental é outra opção, caso o espaço entre os dentes seja muito apertado.

Quais doenças se pode contrair por não usar fio dental?

Uma placa bacteriana que não for retirada do dente pode desenvolver para doenças cada vez mais graves. Primeiramente, pode se contrair uma cárie e gengivite ou inflamação da gengiva.

O quadro pode evoluir para doença periodontal, uma inflamação do tecido que sustenta os dentes. Quando chega em caso muito avançado, ocorre perda óssea, os dentes ficam moles e acabam caindo.

Além disso, o uso de fio dental evita retrações gengivais e, principalmente a endocardite, uma infecção no coração silenciosa, de difícil diagnóstico e com alta taxa de mortalidade súbita, que tem, na maioria das vezes, a entrada da infecção pelos dentes.

Incentivar o uso em escritórios e restaurantes é fundamental 

“O Brasil é um dos 3 maiores consumidores mundiais, junto com Estados Unidos e Japão. Mas o uso per-capta do brasileiro é bem baixo”, quem dá os dados é Wesley Garcia Gomes, Diretor Comercial da Wesco, empresa especializada em oferecer ferramentas de higiene e bem-estar.

Segundo o especialista, é importante de forma estratégica que as empresas invistam no incentivo do fio dental para funcionários. “Comprovadamente, a simples implantação de um sistema de fio dental higiênico e seguro nos toaletes da empresa, aumenta consideravelmente o hábito de uso diário de fio dental dos colaboradores”.

Soluções Wesco

Com a Wesco, com certeza a sua empresa estará com os produtos certos na hora da higiene dos seus funcionários. Conheça alguns dos produtos:

DISPENSER PARA FIO DENTAL

O dispenser de Fio Dental é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes: onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

KIT DE ENXAGUANTE BUCAL LISTERINE

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Com informações: Terra, UOL, Sorrisologia.