Fast Casual: o que é? | Wesco

Fast Casual: o que é?

Entenda o conceito que cresce cada vez mais no mundo

Comer na rua não costuma ser uma atividade barata, mas nem todos conseguem voltar para casa na hora do almoço, e nem todos conseguem arranjar um tempo (ou força) para pré-preparar a marmita do dia seguinte.

E com o avanço da crise econômica no nosso país, alguns empreendedores descobriram uma solução para evitar o desperdício sem prejudicar a qualidade e a clientela, solução que tem ganhado força em restaurantes: o conceito de restaurantes Fast Casual.

O que é o fast casual?

Considerado por alguns como o “fast food chique”, o fast casual nada mais é que um restaurante sem o serviço de mesa, ou seja, sem um garçom para anotar seu pedido. Porém, o diferencial do conceito fast casual não é a economia na equipe, e sim a qualidade dos alimentos ofertados e do ambiente diferenciado, que juntos proporcionam uma experiência bem próxima ao encontrado em restaurantes à la carte de grande força gastronômica.

Outro grande diferencial nesse modelo de restaurante, é que o fast casual proporciona aos clientes um cardápio enxuto, com pratos de qualidade gourmet por preços justos. O modelo fast casual tenta unir o conceito de comida requintada (ou seja, alimentos e produtos de qualidade aliados à produção cuidadosa) com o conceito de fast food.

Características do fast casual:

  • Serviço ágil;
  • Pratos com qualidade;
  • Alimentos e produtos de qualidade;
  • Insumos frescos;
  • Insumos mais saudáveis (mas não é regra);
  • Preço justo;
  • Treinamento da mão de obra diferenciado;
  • Visão integral da cozinha;
  • Ambiente decorado

Como funciona?

Geralmente segue o molde do fast food, onde o cliente chega ao caixa e faz seu pedido, paga e recebe uma senha e quando chamado o cliente retira o seu pedido e se senta para comer, ou leva seu pedido para casa/trabalho.

Normalmente os restaurantes fast casual trabalham com marmitas ou com materiais descartáveis, como os restaurantes fast food. Porém, ao contrário dos restaurantes fast food, a construção do prato desse restaurante fast casual será um grande diferencial já que a comida servida não chega ao cliente toda destruída. Seja qual for o prato, ele virá bem apresentado e na sua temperatura ideal, pois terá sido feito na hora.

Dependendo do restaurante, o cardápio é flexível. Isso significa que se o cliente desejar, o restaurante pode aumentar ou diminuir o tamanho das porções, pode retirar ou acrescentar algum ingrediente. Essa opção de personalização dos pratos que alguns restaurantes fast casual possuem muitas vezes é o que fideliza a clientela.

Cuidado com o cliente é essencial

Não importa se for numa loja física, em um food truck, em um fast food ou em um fast casual. Fazer com que os seus clientes se sintam bem em seu restaurante é sempre importante.

Seja com um bom atendimento, com um lugar confortável ou com uma alimentação diferenciada, a Wesco oferece uma linha de qualidade superior para atender as necessidades de restaurantes engajados com um bom serviço.

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para fio dental, para enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Entre aqui no site e confira.

Com informações de: Wikipedia; Ecomanda; InFood