10 dicas para melhorar a gestão do seu restaurante e aumentar a sua rentabilidade

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Abrir um restaurante é uma das ideias mais interessantes para quem deseja ter seu próprio negócio. A alimentação é um dos poucos segmentos resistentes aos períodos de crise e, afinal, sempre possuem clientes. Basta dar uma volta em um Shopping Center e ver que as praças de alimentação sempre apresentam movimento.

Esse cenário não indica que seja fácil administrar um restaurante. Além de toda dificuldade inerente a qualquer negócio no mundo, nesse tipo de estabelecimento há ainda detalhes específicos como o vencimento dos produtos e a responsabilidade social.

Por isso é essencial uma boa administração para o sucesso do restaurante. Confira a seguir 10 dicas para melhorar a gestão do seu restaurante e aumentar a sua rentabilidade.

  1. Esteja com a parte burocrática em dia

Nada pior para um restaurante do que correr riscos de ser fechado por não estar em dia com documentação. Mantenha tudo liberado, com visita dos órgãos competentes e esqueça esse problema. Você certamente terá muitos problemas no dia-a-dia e o receio de uma visita de inspeção não pode ser mais um.

  1. Automatize os pedidos

Um sistema para registro automático dos pedidos certamente valerá muito a pena. Esse não será um custo para o seu negócio, mas um investimento: os pedidos serão passados para a cozinha de maneira muito mais ágil e com menor risco de erros.

Apesar de parecer mais barato manter a velha caderneta onde os garçons anotam os pedidos dos clientes, a situação se inverte no longo prazo. Com a automatização os erros são reduzidos e a satisfação do consumidor aumenta, fato que contribui diretamente com o sucesso do negócio.

  1. Valorize os funcionários

Por melhor que seja a administração, o atendimento do cliente é feito por pessoas e, claro, são elas que irão influenciar o julgamento dos consumidores sobre o local. Você certamente já deixou de voltar a algum lugar por conta de um atendimento ruim. O mesmo pode acontecer com o seu restaurante.

Por isso é importante valorizar os funcionários e mantê-los sempre motivados. Com eles felizes, o restaurante certamente terá um atendimento melhor e com mais qualidade.

  1. Atente-se para a segurança do trabalho

Cada vez mais os técnicos de segurança do trabalho ganham importância dentro das empresas. Os funcionários podem vir a processar a empresa quando submetidos às situações inadequadas de trabalho. Para evitar esse e outros problemas sempre invista no ambiente. Esse item reforça a importância do anterior.

  1. Use as comandas eletrônicas

Se o seu restaurante usar de comandas com os clientes, adicione o quanto antes as comandas eletrônicas. Elas terão a mesma função da automatização dos pedidos: mitigar os erros que possam vir a acontecer por parte do gerenciamento humano.

  1. Analise o que sobrou nos pratos dos clientes

As sobras das refeições muitas vezes vão diretamente para o lixo, porém para uma boa gestão de restaurante elas devem ser avaliadas também. É normal que alguém fique saciado e deixe um pouco da comida no seu prato, mas a coisa muda de figura quando as sobras são sempre do mesmo alimento.

Caso isso aconteça revise a produção daquela comida. É bem possível que ela esteja com algum problema e que essa seja a razão de sobrar várias vezes com clientes diferentes. Como em qualquer negócio, preze sempre pela qualidade do seu produto.

  1. Use do marketing digital

As pessoas estão quase o tempo todo conectado. Aproveite essa situação e marque presença nas principais redes sociais. A publicação de imagens com pratos apetitosos podem trazer grande fluxo de cliente ao seu restaurante. O resultado será ainda melhor quando você oferecer cupons de desconto.

  1. Invista no cliente

A razão do seu negócio deve ser o seu cliente. Por isso toda decisão deve ser pautada nele. Varie o cardápio, tenha um ambiente agradável e faça pesquisas com eles sobre satisfação. São eles que darão os melhores inputs de como melhorar a gestão do seu restaurante.

  1. Cuidado com desperdícios

Os restaurantes são conhecimentos pelo reaproveitamento de alimentos, mas muitos se esquecem de outras fontes que geram custos e podem ser melhor cuidadas. É o caso de água e energia elétrica, por exemplo. Verifique sempre se não está havendo desperdício desses recursos.

  1. Instale um ERP no seu restaurante

A última dica é também a mais valiosa. Você precisa instalar um sistema ERP. Esse sistema poderá fazer a gestão do seu restaurante se tornar muito mais fácil do que é sem ele.

São várias funcionalidades realmente importantes que agilizam o controle das informações, especialmente sobre controle de estoque (evitando a perda de produtos por conta de desorganização) e gestão financeira. A sua vida de gestor será muito melhor depois que começar a usar de um software online.

Caso queira conhecer mais sobre o assunto veja como funciona o sistema ERP online clicando aqui e aprenda de uma vez por todas a melhorar a gestão do seu restaurante.

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