Dicas para diminuir as despesas do condomínio | Wesco
  • Av. Santa Catarina, 2.505 - Vila Mascote, São Paulo - SP
  • contato@wesco.com.br
  • Telefone: +55 11 5506-7900

Dicas para diminuir as despesas do condomínio

Confira algumas dicas para evitar aumento de despesas no seu condomínio

Dentre as despesas que uma pessoa pode ter, provavelmente o valor total de sua moradia é o que mais pesa no bolso no fim do mês ou anualmente. Por causa disso, se tornou costumeiro um condomínio ter mais de um morador devendo alguma taxa de moradia.

Com esse aumento de devedores, os condomínios também tiveram um aumento de despesas, seja com assessor jurídico ou com manutenções necessárias que não foram pagas corretamente.

Além disso, aqueles moradores que pagam suas taxas em dia, correm o risco de terem que desembolsar um valor a mais para ajudar a “tapar o buraco” dos devedores no condomínio.

Uma forma de tentar evitar novos devedores (e de terminar o mês com algum dinheiro sobrando no caixa do condomínio), é fazer uma revisão no próprio condomínio, buscando por coisas que possam ser cortadas, diminuídas ou substituídas.

Embora essa medida não garanta que a taxa do condomínio abaixe, ela pelo menos ajuda o condomínio a manter suas contas em dia. Confira algumas dicas para diminuir os gastos de um condomínio:

  • Portaria virtual: Realizar a substituição do sistema de portaria atual de seu condomínio por um sistema virtual garante uma grande redução de despesas no condomínio. Como a portaria virtual substitui o trabalho humano, a economia que o condomínio pode ter é de até 60% dos gastos na folha de pagamento, e até 30% na taxa de condomínio.
  • Troca de lâmpadas: Substituir as lâmpadas convencionais de todo o condomínio por lâmpadas de LED pode ser um grande gasto no início, mas em conjunto, haverá uma economia de até 30% nas despesas de luz do condomínio. Além disso, as lâmpadas de LED durarão mais, já que economizam cerca de 90% de energia.
  • Temporizador de luz: Outra forma de economizar luz no condomínio, é implementar um sistema de temporizador de luz nas áreas que não precisam de iluminação durante todo o tempo. Aliás, o único local que é indicado a presença de luz durante a noite toda, é a fachada do condomínio, e por motivos de segurança. No restante do condomínio, é comum que após um determinado horário, o fluxo de pessoas circulando caia, e por isso não há a necessidade de manter as luzes acessas. Um temporizador de luz é a solução ideal.
  • Individualização de água e gás: Ainda pode existir prédios mais antigos onde a água e o gás são medidos de acordo com o consumo de todos, e não individualizado. Dessa forma, o valor pago não corresponderá à quantidade realmente utilizada por cada morador, e isso pode gerar despesas extras. O ideal é que cada morador tenha seu próprio medidor de consumo de água e de gás, assim o controle será melhor e será possível fazer uma economia.
  • Energia Solar: Uma forma de economizar energia e ainda ser mais sustentável, é a utilização (parcial ou total) de energia solar. O valor da implementação ainda é alto, e a qualidade da captação depende da localização do prédio, mas à longo prazo, a economia é notória.
  • Readequação do quadro de funcionários + assessoria jurídica: A folha de pagamento de funcionários geralmente é o que mais pesa nas despesas de um condomínio. Uma forma de diminuir é reanalisar o quadro de funcionários e as escalas de trabalho. Além disso, contratar uma assessoria jurídica garante com que o condomínio esteja devidamente protegido contra possíveis ações, e também garante a revisão correta de todos os contratos envolvendo prestações de serviços.

Essas foram algumas dicas que selecionamos para vocês. E no seu condomínio, o que você fez para diminuir as despesas e economizar dinheiro? Conta para gente!

Para os cães, Acacabou evita transtornos

Caminhar com seu melhor amigo nos arredores e dentro de seu condomínio também faz bem, tanto para a sua saúde como para a saúde do seu amigo! Porém, na falta de saquinhos de coleta de fezes, ou a falta de consciência de alguns donos, é comum reclamações e até brigas por causa de sujeira no espaço de vivência entre moradores.

Uma solução prática é instalar um dispenser que possibilita a retirada de saquinhos um a um. Ele pode ficar fixado nos locais por onde as pessoas circulam ao passear com seus cães. É o fim do transtorno. Saiba mais aqui.

Com informações de: Condomínios SC.