Dicas para o controle financeiro de empresas | Wesco

Dicas para o controle financeiro de empresas

Um bom controle financeiro pode fazer a diferença em sua empresa

Quem tem uma empresa quer vê-la evoluindo e prosperando. Nem sempre isso é fácil. Dependendo do ramo, os desafios são realmente bem difíceis, o que faz a conquista ser ainda mais prazerosa.

E, para prosperar e evoluir, o ideal é ter um controle financeiro rigoroso posto em prática. É claro que ter uma equipe bem preparada e tratar bem os clientes também são importantes, mas é o controle financeiro que pode por todo o esforço da empresa no lixo.

No texto de hoje, confira algumas dicas de como você pode controlar melhor as finanças de sua empresa, seja ela pequena, micro ou grande.

Tenha uma conta exclusiva para a sua empresa

Separe as suas contas e deixe a empresa com uma conta exclusiva – inclusive nas redes sociais. Dessa forma, será mais fácil analisar os lucros, as perdas, a audiência, etc. Isso ainda fará com que possíveis problemas possam ser evitados.

Planeje o seu controle financeiro

O bom de ter o seu controle financeiro planejado, é que você vai estar preparado para lidar com cenários negativos. Seja ainda mais precavido e já se programe para fazer isso ainda no último trimestre do ano.

Baseando-se nos gastos, perdas e ganhos do ano atual (e dos anteriores), faça um orçamento anual para o próximo ano. Seja realista e dê preferência a um cenário um pouco mais pessimista, dessa forma, você estará preparado para as incertezas que aparecerem.

Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Nunca trate a conta financeira da sua empresa como a sua carteira e vice-versa. Para ajudar no controle de gastos e na visualização de onde você está gastando, faça um cartão separado para a empresa e só utilize ele para lidar com os gastos da empresa.

Ainda, é válido criar uma conta poupança no nome da empresa a fim de depositar uma determinada quantia mensalmente, dessa forma, a sua empresa terá um dinheiro extra caso algum gasto extra apareça, como, por exemplo, para pagar alguma taxa nova ou algum gasto com funcionários.

Tente se organizar o máximo possível

Saiba as datas de vencimento de suas faturas, as datas de pagamentos de seus funcionários, saiba as datas dos prazos de seus fornecedores, informe-se dos impostos e das taxas que você precisa recolher e pagar. Sabendo disso tudo, você evita pagar juros desnecessários e outros possíveis problemas.

Saiba pedir ajuda no controle financeiro

Fazer o controle financeiro nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, por mais organizado que você possa ser, talvez você precise de ajuda. Então, procure algum consultor financeiro ou alguém de sua confiança que já sabe lidar com esse tipo de coisa, e peça uma ajuda.  Isso vai te ajudar a fazer um controle financeiro muito melhor e seguro.

Corte os gastos desnecessários

Com crise ou sem crise, prosperando no ramo ou não, corte os gastos desnecessários. Num bom controle financeiro, todo e qualquer centavo que você conseguir poupar, fará a diferença.

Não apenas os gastos desnecessários, faça uma análise no seu fluxo de caixa. Se estiver saindo mais do que está entrando, é um mau sinal. Você terá que reduzir gastos e custos de qualquer forma.

Para ajudar nessa dica, instrua seus funcionários a não desperdiçarem, crie metas se for preciso.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Sabemos que, às vezes, trabalhar é estressante e que todo pequeno detalhe pode nos ajudar a conseguir um dia mais produtivo. Pensando nisso, a Wesco desenvolveu um portfólio repleto de produtos que garantem o bem-estar e o conforto de seus funcionários e de seus clientes.

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Mundo Carreira; Controlle Blog; Granatum.