Conheça o conceito de Walkability | Wesco

Conheça o conceito de Walkability

Conheça o conceito sustentável que está mudando as cidades

Você já percebeu que dependendo de por onde você escolhe caminhar – seja durante um exercício físico ou apenas para chegar em um lugar – você faz o percurso com prazer? E caso a sua resposta seja sim, você já notou como esse percurso que te faz feliz é? O motivo pode ser a forma de como esse percurso foi planejado, se foi dentro do conceito de walkability ou não. “Walka-oque?” Você pode estar se perguntando. Sem mais delongas, eu te explico:

O que é o walkability?

Walkability ou caminhabilidade é um conceito de mobilidade urbana sustentável e que está virando moda justamente por causa de um dos seus objetivos: fazer com as pessoas se sintam bem.

Esse conceito analisa a facilidade (ou a falta de) que as pessoas têm para se locomoverem pela cidade em que moram. Assim, quanto mais agradável e amigável for um percurso, menor será a percepção de distância percorrida. E o contrário também, quanto mais desagradável e inseguro for um percurso, independentemente da distância percorrida, a pessoa se sentirá mal.

O principal objetivo do walkability (ou caminhabilidade) é o de fazer com que as ruas de uma cidade sejam mais adequadas e compatíveis às caminhadas de seus moradores.

Diversas cidades na Europa já aderiram ao conceito, e aqui no Brasil já existem algumas cidades testando e aderindo em algumas regiões, como por exemplo Jundiaí e RJ.

O que é necessário para implementar o walkability?

Em primeiro lugar, planejamento. Sem um planejamento ideal para a implementação da caminhabilidade, outros problemas ainda maiores poderão aparecer. Então se uma cidade gostaria de implementar esse conceito, precisaria fazer um planejamento (para onde o fluxo de carros seria deslocado? E o transporte público? E a segurança?, etc). A segurança é um dos fatores mais importantes, pois ela é fundamental para que todos abracem o conceito e façam com que ele dê certo.

Além disso, uma certa reeducação é necessária, pois para que o conceito de caminhabilidade dê certo, é preciso que menos carros estejam na rua, e as calçadas precisam ser cuidados e estarem em bom estado. Além do mais, deve ser feita a verificação dos acessos aos centros comerciais e áreas de lazer da cidade, sem se esquecer de que o percurso precisa ser de fácil acesso para qualquer pessoa, com ou sem deficiências.

A preferência para uma área com o conceito de walkability implementado, é que essa área seja arborizada, dando a opção de sombras naturais. Além disso, a área também deve haver locais confortáveis para descanso e para a espera de transporte público.

Vantagens do walkability

Sem dúvidas a principal vantagem é uma população mais feliz e mais saudável, já que quanto mais pedestres nas ruas significa menos carros poluindo e causando stress. E com menos carros nas ruas também há a redução da emissão de gases poluentes na nossa atmosfera, melhorando a qualidade do ar daquela região.

Reforce na prevenção

Reforce também na prevenção! A Wesco possui uma ampla gama de produtos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes. De dispensers para álcool gel à aromatizadores de ambiente, a Wesco possui um produto ideal para você e sua empresa, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: Condomínios Verdes.