Condomínios: segurança redobrada no final de ano

Condomínios: segurança redobrada no final de ano

Ao aproximar-se o período de férias de fim de ano, muitos moradores de condomínio preparam-se para viajar. Nessa eventualidade, alguns condomínios tornam-se alvo de invasores. Além de medidas habituais e básicas, como verificar se todas as portas e janelas estão fechadas e travadas, fechar os registros de água e de gás, verificar se todas as torneiras estão fechadas e desligar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, se a sua casa for localizada num condomínio, o Secovi, em seu site, está recomendando algumas medidas de segurança, que devem ser tomadas, se a casa for ficar desabitada nesse período.

  • Deixar chave da porta e número de telefone para contato com algum parente ou amigo de confiança. Avisar apenas o zelador com quem está.
  • Avisar um vizinho de confiança sobre a sua ausência e pedir para ele ficar atento a qualquer movimentação.
  • Não fornecer informações a funcionários do condomínio, como a data de retorno.
  • Cancelar a entrega de jornais e revistas no período da ausência.
  • Evite comentar com pessoas estranhas que vai viajar nesse período.

O Secovi também informa que muitas invasões (aproximadamente 80%) ocorrem pela garagem. Portanto, se você morar num edifício, ao chegar no portão de entrada, acostume-se a acender a luz interna do seu carro e a baixar o vidro lateral, para que o funcionário da portaria possa facilmente identifica-lo e saber que não se trata de alguém que está com o seu controle remoto.

Outras recomendações de segurança, para quem mora em apartamento, são:

  • Controle rigoroso da entrada de visitantes, principalmente de prestadores de serviços pontuais (na realidade, estes serviços devem ser evitados nessa época do ano).
  • Não deixar que entregadores entrem no edifício; os interessados devem descer até a portaria.
  • Em virtude do consumo exagerado de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano, recomenda-se que os prédios que tenham piscina mantenham sempre um salva-vidas de plantão.

Essas são as principais recomendações.

Você gostou deste post? Você mora em condomínio? Além das recomendações mencionadas, você tem alguma sugestão que queira compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.