Como ser mais produtivo no trabalho? | Wesco

Como ser mais produtivo no trabalho?

Produtividade. Essa é uma palavra que soa bem aos ouvidos de gerentes, diretores e gestores em geral, principalmente quando se trata de sua equipe. Profissionais que entregam resultados, batem metas e concluem suas tarefas diárias são mais reconhecidos nas empresas. Mas sabemos que em toda organização existe aquele funcionário que não está tão comprometido ou simplesmente não dá conta de suas atribuições.

A falta de foco no trabalho pode ocorrer devido ao avanço da tecnologia, em especial a Internet, nos últimos anos. Com cada vez mais trabalhadores levando seus dispositivos móveis para o ambiente de trabalho, se torna mais fácil se desconcentrar para interagir com amigos por meio das redes sociais, fazer uma busca por sites de interesse pessoal ou qualquer outro estímulo que pode prejudicar o andamento do trabalho.

Para esses funcionários ou mesmo empreendedores que sentem que sua carga de trabalho acumula a cada dia, separamos algumas orientações que podem ajudá-los a serem mais produtivos:

- Primeiro, faça uma lista de tarefas assim que chegar à empresa. Nós temos uma grande tendência a querer fazer primeiro aquilo que mais gostamos, deixando as coisas chatas ou as que temos dificuldade para depois. Para que isso não ocorra e você acabe postergando essas tarefas, planeje e organize o seu dia. Destaque em sua lista as três ou cinco atividades que não podem, de maneira alguma, passar daquele dia.

- Estabeleça prioridades. Mesmo que surjam várias solicitações na mesma hora, é importante que você faça uma atividade por vez. Tentar resolver tudo para todos e de uma mesma vez só vai aumentar sua ansiedade e pressão. Veja o que é mais urgente e comece por essa. Aos poucos vai executando todas as tarefas e mantenha-se focado em cada uma delas.

- Seja equilibrado em relação ao acesso à Internet. Em média, cada brasileiro passa duas horas por dia nas redes sociais. Isso pode atrapalhar seus afazeres, por isso, quando estiver trabalhando ou se dedicando a algo importante, desconecte-se para evitar distrações. Se acessar à Internet faz parte de suas atividades, então, feche aquelas janelas que não são importantes no momento.

- Circule pela empresa e converse com outras pessoas, mesmo que tenha muitas tarefas no dia. Isso pode ajudá-lo a ter outras ideias e soluções que antes não havia pensando porque estava concentrado no problema. Relacionar-se com seus superiores, pares ou subordinados o ajudará a pensar em novos processos e projetos e você será mais produtivo.

Não permita que a pressão do dia a dia atrapalhe seu desempenho profissional. Aos poucos, procure praticar as dicas acima e seja um trabalhador produtivo e feliz.

*Com informações do Portal Exame

Os comentários estão fechados.