Como identificar uma crise na empresa | Wesco
  • Av. Santa Catarina, 2.505 - Vila Mascote, São Paulo - SP
  • contato@wesco.com.br
  • Telefone: +55 11 5506-7900

Como identificar uma crise na empresa

Saiba como identificar os sinais de uma crise na empresa

Nosso país parece estar enfim saindo da grande crise econômica que vive há cerca de dois anos. Durante esse período, muitas empresas tiveram que se adaptar e diversas outras entraram com pedidos de recuperação judicial para evitar a falência.

Essas empresas, além de terem que lidar com a crise nacional, tiveram que lidar com suas próprias crises. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre como identificar uma crise em sua empresa, pois não são apenas fatores externos que podem colocar sua empresa em risco.

Como uma empresa entra em uma crise?

Como já mencionado, não são apenas os fatores externos que podem iniciar uma crise na empresa. Fatores internos também tem esse poder, e a boa notícia é que esses fatores podem ser evitados.

Os fatores externos que podem causar crise na empresa costumam ser eventos fortuitos, como, por exemplo, crises globais em algum setor que afeta a empresa ou algum desastre natural.

Enquanto que os fatores internos podem ser diversos, principalmente se não houver cuidado e dedicação de todos os envolvidos de uma empresa. Alguns exemplos de fatores internos que podem causar crise na empresa são problemas de origem operacional (geralmente nos setores de vendas e de produção), e problemas gerenciais.

Sinais de uma crise na empresa

Tenha em mente que uma crise na empresa raramente acontece por causa de algum fator externo. De acordo com o CEO da Siegen, Fábio Austrauskas, as crises em empresas costumam aparecer após estágios progressivos de dificuldades, que vão se agravando conforme decisões estratégicas são mal tomadas, ou então, conforme há falhas nas execuções dessas estratégias.

Esses estágios ditos por Fábio, que são progressivos de dificuldade, e que apresentam sinais que há algo errado, são: precoce, intermediário e avançado.

Alguns sinais claros de crise na empresa:

  • Reflexos de carência, como, por exemplo, perda de capital de giro.
  • Dificuldades não tratadas em estágios anteriores à crise, como, por exemplo, projeções de fluxo de caixa negativos – se isso acontecer, a crise econômico-financeira na empresa é iminente, pois a empresa não conseguirá honrar com seus compromissos e terá que pedir empréstimos, afundando-se ainda mais.

Dicas para ajudar a identificar crise na empresa

A contabilidade pode ser um sinal de que há algo errado acontecendo e que pode levar à uma crise. A equipe de contabilidade deve fornecer um relatório mensal com indicadores de desempenho.

Ao analisar esses relatórios, deve ser possível notar se há problemas, como, por exemplo, uma possível crise econômico-financeira na empresa. Por isso, não se pode deixar a contabilidade em segundo plano. Uma contabilidade que não está rigorosamente em dia pode ser uma razão de uma crise na empresa aparecer.

Uma forma boa de encarar crises é pensando que crises geram oportunidades. A empresa deve identificar o mais cedo possível os sinais de uma possível crise, suas causas e seus reflexos. Assim, a empresa pode tomar as ações preventivas e paliativas, a fim de erradicar ou controlar a crise e evitar que seus sinais voltem.

Se o motivo da crise na empresa for uma crise nacional, se a empresa estiver com sal contabilidade em dia e corretos, poderá perceber a crise na empresa com antecedência, e poderá agir de forma a manter-se no mercado.

Lembre-se que:

  • A reação diante à crise que a empresa irá adotar é que vai determinar qual estratégia deve ser tomada;
  • A capacidade que a empresa tem de prever e identificar os sinais de uma crise na empresa tem um papel fundamental para a sobrevivência da empresa no ramo;
  • E a capacidade da empresa em reagir na presença da mudança do cenário conjuntural também determina o sucesso ou insucesso da empresa perante a crise.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Sabemos que, às vezes, trabalhar é estressante e que todo pequeno detalhe pode nos ajudar a conseguir um dia mais produtivo. Pensando nisso, a Wesco desenvolveu um portfólio repleto de produtos que garantem o bem-estar e o conforto de seus funcionários e de seus clientes.

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Portal Dedução.