Boca seca, como amenizar? | Wesco

Boca seca, como amenizar?

Saiba como amenizar um problema bem desconfortável que pode alterar nossa saúde bucal

O problema da boca seca, também conhecido como xerostomia, é muito comum em pessoas que consumem muitos medicamentos, que sofrem com doenças autoimunes e com o tratamento contra o câncer.

Além dessas possíveis causas, a boca seca pode ser uma consequência natural do envelhecimento de nosso organismo. Vejamos no post de hoje como amenizar esse problema.

Como acontece a boca seca?

Na maioria dos casos, a boca seca ocorre como um efeito colateral indesejável de algum medicamento ou tratamento, mas algumas doenças autoimunes também podem ter a boca seca como um sintoma. E ainda, a boca seca pode aparecer como uma ação natural do envelhecimento do nosso corpo.

Dentre a longa lista de medicamentos que podem causar a boca seca estão os remédios vendidos com prescrição médica, como, por exemplo, anti-histamínicos, antidepressivos e antipsicóticos.

As pessoas que fazem uso prolongado de medicamentos de venda livre também podem experienciar a boca seca, caso esse uso seja abusivo.

Pessoas que estão em tratamento contra o câncer, utilizando radioterapia, quimioterapia, se recuperando de cirurgias e utilizando outros medicamentos contra a câncer, também poderão sofrer com esse efeito colateral.

Além disso, outros fatores podem colaborar para seu aparecimento, como problemas emocionais, nutricionais ou hormonais, e fumo.

Os sintomas da boca seca são:

  • Sensação de secura e de grudento em sua boca;
  • Dificuldade de deglutição e para falar;
  • Sensação de secura na garganta;
  • Saliva mais viscosa;
  • Lábios rachados;
  • Feridas na boca;
  • Paladar reduzido ou alterado (principalmente o metalizado);
  • Mau hálito frequente;
  • Aparecimento ou evolução de doenças bucais (placa bacteriana e caries, principalmente).

Tratamento para a boca seca

A melhor maneira para tratar a boca seca é tratando a causa dela.

Se a causa for algum medicamento, peça para o seu médico reavaliar a dosagem ou para trocar de medicamento. Se for abuso de medicação, diminua o uso aos poucos, até se livrar do problema.

Se suas glândulas salivares ainda produzem alguma saliva, converse com seu dentista sobre o assunto que ele te passará um tratamento especifico para o seu quadro.

Caso a boca persista, converse com seu médico dentista. Ele poderá te passar um tratamento mais elaborado ou então te passar dicas para amenizar o problema.

Até lá, você pode amenizar o seu problema de boca seca com o seguinte:

  • Beber mais água ou líquidos sem açúcar;
  • Evitar bebidas com cafeína, já que elas ajudam a piorar o problema;
  • Mascar chicletes sem açúcar, ou chupar balas sem açúcar, a fim de estimular as glândulas salivares, caso elas ainda funcionem;
  • Evitar ao máximo o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Sabendo que há alguns alimentos ricos em sódio, evite-os ao máximo, pois eles podem machucar a sua boca e piorar mais ainda o seu quadro;
  • Utilizar algum hidratante bucal à noite

O uso de antissépticos bucais, como os enxaguantes bucais, podem ser utilizados a fim de ajudar a controlar o desenvolvimento de placa bacteriana e para ajudar na cura de infecções bucais, oriundas da boca seca.

Além de enxaguantes bucais, realizar a escovação dentária corretamente e em conjunto com o fio dental, também é uma forma de amenizar a boca seca e de combater que ela apareça.

Visite seu dentista periodicamente e eduque-se!

Por isso que a visita periódica com seu dentista é tão importante. Somente ele pode avaliar o estado de sua saúde bucal, e somente ele pode te ajudar a prevenir doenças. Escove os dentes diariamente e utilize sempre o fio dental.

E para continuar incentivando a boa saúde bucal entre funcionários de uma empresa, de seus clientes, e de seus pacientes, a Wesco possui diversas opções de dispensers voltados para a saúde bucal, como dispenser para fio-dental e para enxaguante bucal. Conheça a nossa linha de dispensers clicando aqui

Com informações de: Minha Vida; Colgate.