Absenteísmo no trabalho: perigos causados pelo câncer de boca

Absenteísmo no trabalho: perigos causados pelo câncer de boca

É de conhecimento de grande parte da população a importância da higiene bucal para evitar problemas já conhecidos, como mau hálito, tártaro, cárie, gengivite, etc. Quando a atenção à saúde bucal é negligenciada, somando-se a fatores de risco como tabagismo, alcoolismo e má alimentação, os problemas podem se agravar levando ao surgimento do câncer.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) 14 mil novos casos são registrados todos os anos no Brasil, destes, mais de 4 mil vão a óbito. O câncer de boca é o quinto mais comum no país e atinge principalmente aos homens.

Além dos cuidados com a higiene bucal é importante fazer visitas regulares ao dentista para que seja possível a detecção da doença ainda nos primeiros estágios. Ainda segundo o Inca, 70% a 80% dos casos são diagnosticados em fase avançada do câncer. Como resultado, há pior qualidade de vida para o paciente, maiores taxas de mortalidade, mais risco de mutilação e maior complexidade no tratamento e na reabilitação.

Prevenção ao câncer de boca

Para prevenir o câncer bucal é preciso mudar alguns hábitos que podem contribuir para o surgimento da doença. Por esta razão é muito importante reduzir o consumo de álcool e tabaco, pois estes são os principais responsáveis pela maioria dos casos.

Estima-se que 70% dos pacientes com câncer bucal são alcoólatras e somado ao consumo de tabaco, os riscos para o surgimento do câncer de boca aumentam em 10%. O tabaco pode causar câncer em qualquer parte da boca e também na garganta, laringe, pulmão, esôfago, rins e bexiga.

Para quem faz uso de cachimbo há um risco particular de desenvolver o câncer nos lábios. Produtos orais do tabaco, como rapé e tabaco de mascar, estão relacionados com cânceres de bochecha, gengiva e superfície interna dos lábios.

Outros fatores que podem levar ao câncer de boca estão associados a falta de higiene bucal, a exposição prolongada ao sol, infecção por HPV e a falta de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

Como identificar a doença

Através do autoexame é possível identificar alguns dos sintomas do câncer bucal, por isso é importante estar atento às lesões de difícil cicatrização na boca e no lábio, principalmente quando elas persistem por mais de uma semana. Além de feridas de cor vermelha ou branca, os sintomas suspeitos são: caroços, inchaços, dormência, sangramento sem qualquer causa conhecida e dor na garganta que não apresenta melhora.

Nas fases mais avançadas da doença, o câncer de boca pode provocar mau hálito, dificuldade para falar e engolir, caroço no pescoço e até mesmo perda de peso. Como os sintomas podem ser facilmente confundidos com problemas mais simples e corriqueiros, é muito importante que seja realizada uma consulta ao dentista regularmente.

Conscientização nas empresas

Para orientar e contribuir na prevenção da doença é celebrado no mês de julho o dia mundial de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço. Entre as principais mensagens do período batizado como “Julho Verde” está o alerta para prevenir a doença e buscar a ajuda de um especialista dentista.

Nas empresas, campanhas de conscientização para incentivar funcionários e colaboradores podem diminuir o risco do absenteísmo causado pelas complicações de um câncer bucal. Para os trabalhadores, o diagnóstico precoce, somado ao tratamento adequado, aumentam o prognóstico e as chances de sobrevida, com uma melhor qualidade de vida.

Quando em tratamento, pacientes oncológicos necessitam tirar licença do trabalho para realização da cirurgia e recuperação. No entanto, alguns pacientes podem enfrentar complicações, principalmente quando a doença está em estágio avançado.

O câncer afeta a vida física, psicológica e social do paciente, levando a problemas relacionados ao sono, interfere na vida sexual e também pode provocar um descontrole nas atividades rotineiras e até financeiras.

Temporariamente ou não, o afastamento do trabalho assim como o retorno à atividade laboral são sempre razões de impacto e que exigem a reflexão do paciente, para que tome a decisão mais adequada e no seu tempo.

Soluções Wesco para higiene bucal

Para as empresas interessadas não apenas em manter sua competitividade no mercado, mas também em oferecer bem-estar e qualidade de vida para empregados e colaboradores, a Wesco oferece uma linha exclusiva para contribuir com a higiene bucal no ambiente de trabalho.

DISPENSER DE FIO DENTAL

Cuide da saúde bucal com o Dispenser Fio Dental e o Kit de Enxaguante Bucal ListerineO dispenser de Fio Dental possui um exclusivo sistema de corte automático, que o torno extremamente higiênico, é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes: onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

KIT ENXAGUANTES

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.

  • Kit para enxaguante bucal Listerine
  • Enxaguante bucal Listerine Zero
  • Enxaguante bucal Listerine Cool Mint

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

---

ReferênciasEstadãoInstituto OncoguiaRevista Mulher